Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Bahiagás será maior compradora em chamada pública do Nordeste

A Bahiagás (BA) comprará a maior parte do volume de gás natural adquirido através a chamada pública das distribuidoras do Nordeste, que será de até 4,1 milhões de m³/dia. As empresas de sete estados da região lançaram nesta terça-feira (14/8) seus editais de aquisição do combustível. Já o menor volume a ser comprado é o da Sergás (SE), que deverá adquirir até 350 mil m³/dia.

A chamada pública das distribuidoras do Nordeste foi divulgada na semana passada e será feita de forma coordenada, embora cada empresa tenha seu próprio processo de compra. Além da Bahiagás e da Sergás, também participam do processo a Algás (AL), Cegás (CE), Copergás (PE), Potigás (RN) e PBGás (PB).

No último dia 10/8, foram lançados os editais das distribuidoras do Centro-Sul, que também comprarão gás de novos supridores. O volume total a ser comprado por estas empresas será de 10 milhões de m³/dia.

A modalidade de contratação de gás proveniente de novos supridores tem sido alternativa adotada pelas distribuidoras diante do reposicionamento estratégico da Petrobras de desinvestimentos em ativos e saída do mercado de distribuição de gás natural.

No ano passado, a distribuidora baiana, por exemplo, já havia realizado chamada pública para contratação de gás, que resultou na compra de aproximadamente 1 milhão de m³/dia.

Saiba quanto cada distribuidora do Nordeste vai comprar:

Distribuidora Volume máximo
Algás 700 mil m³/dia
Bahiagás 4,1 milhões de m³/dia
Cegás 600 mil m³/dia
Copergás 1,5 milhão de  m³/dia
Potigás 450 mil m³/dia
Sergás 350 mil m³/dia
PBGás 380 mil m³/dia

 

 

 

Fonte: Brasil Energia Online

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.