Rede virá de Barra Bonita, onde combustível já é distribuído para a indústria
A companhia GasBrasiliano obteve licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para instalar rede secundária de distribuição do combustível em Jaú. A concessionária tem intenção de iniciar a expansão do gasoduto que hoje para em Barra Bonita.
De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, a expansão é compreendida em duas etapas. Na primeira, uma rede local de 13 quilômetros será construída, com previsão de término em 2020. A partir de 2021, a rede de distribuição da Barra será expandida até Jaú, em mais 23 quilômetros de rede.
O foco prioritário da empresa é o atendimento ao mercado industrial, sobretudo nos ramos de alimentos, papel, fertilizantes e usinas de asfalto. O projeto contempla, no entanto, a instalação de um posto de combustível para fornecimento do Gás Natural Veicular (GNV).
Quando o plano estiver concretizado, Jaú estará interligada ao mesmo gasoduto que hoje leva o combustível às cidades de Bauru, Araraquara, Araçatuba, Marília, Ribeirão Preto, São Carlos e outros municípios do Centro-Oeste e Noroeste paulistas. A companhia distribui aproximadamente 730 mil metros cúbicos por dia de gás natural, que chega a cerca de 25 mil clientes domiciliares e industriais.
O secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Luiz Carlos Ramos Furlaneto, afirma que a região é estratégica para investimentos deste porte.
No caso específico do GNV, ele acredita que a adesão dependa de uma mudança de cultura. “Assim como qualquer produto novo que chega ao mercado, é preciso ter uma boa divulgação, inclusive dos fornecedores”, comenta.
Região
Desde 2017, a empresa atua na região, com inauguração do ramal em Igaraçu do Tietê. Após a construção de uma travessia do gasoduto no Rio Tietê, o combustível chegou a Barra Bonita neste ano. Nas duas cidades, o material é aproveitado por fábricas que trabalham com cerâmica, na produção de telhas esmaltadas.
“São municípios com grande tradição no setor cerâmico, contando com duas indústrias deste segmento que consomem o gás natural em seus processos produtivos, ambas atuantes na fabricação de telhas esmaltadas”, informa a concessionária, por meio da assessoria de imprensa.
Fonte: Comércio do Jahu – Notícias de Jaú e região
Related Posts
GasBrasiliano realiza workshop de ESG
A GasBrasiliano promoveu na manhã do dia 18 de maio, no auditório da empresa, um workshop sobre ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) que é usada para se referir às práticas...
GasBrasiliano expande rede urbana de gás natural em Bauru
Construção de aproximadamente dois quilômetros de rede terá investimento de R$ 800 mil A GasBrasiliano estará realizando no mês de junho a expansão da rede local para ampliação do fornecimento de gás...