Uma filial da Novatek realizou a primeira entrega de gás natural liquefeito (GNL) ao mercado do Brasil, no âmbito do projeto Yamal LNG (localizado no nordeste da península de Yamal, na Rússia), comunicou a empresa sede.
A Novatek é uma das maiores produtoras independentes de gás natural na Rússia e, em 2017, entrou no mercado global de gás ao lançar com sucesso o projeto em questão. A empresa foi fundada em 1994 e atua na exploração, produção, processamento e comercialização de gás natural e hidrocarbonetos líquidos.
A companhia informou que a filial Novatek Gas and PowerAsia Pte. Ltd. fez seu primeiro fornecimento de gás à empresa petrolífera Petrobras no Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TRBA), localizado na Baía de Todos os Santos, cuja função é receber navios carregados com gás liquefeito e transformá-lo em gasoso.
“Nossa estratégia de marketing para o GNL envolve expandir a geografia das entregas e diversificar os consumidores. Essa foi a primeira vez que entregamos GNL de produção própria no mercado latino-americano, e isso é a confirmação da eficácia do nosso modelo de logística e da localização geográfica única do projeto Yamal LNG, o que nos permite realizar entregas competitivas de gás natural liquefeito para quase qualquer lugar do mundo”, salientou o presidente e coproprietário da Novatek, Leonid Mikhelson.
Fonte: Sputnik Brasil
Related Posts
Argentina tem gás para disputar mercado global de GNL, faltam US$ 10 bilhões para infraestrutura
Segundo relatório da Wood Mackenzie, a produção de gás natural na Argentina deve atingir um pico de 180 milhões de m³/dia na próxima década, quando o país vai substituir a Bolívia como o principal supridor...
Como guerra no Oriente Médio impacta o mercado global de GNL e o Brasil
m eventual fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã, em resposta aos bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas, pode levar a um novo choque de preços no mercado global de gás...