Um estudo realizado por colaboradores da distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, e um trainee do projeto Inova Talentos será assunto da 19ª edição da Conferência Rio Oil & Gas, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no Rio de Janeiro.
Um dos artigos científicos aprovados para a exposição é de autoria do técnico de processos operacionais da Distribuidora, Felipe Silva, e Davison Cavalcante, engenheiro químico trainee do projeto Inova Talentos, em parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Algás.
O trabalho, fruto de um ano de pesquisa da dupla, baseia-se no processo de análise da quantificação de vazamentos de gás natural utilizando um programa digital de imagens. O software, segundo eles, foi especialmente desenvolvido e já é utilizado por engenheiros e técnicos da Companhia.
“Para a validação do software, que chamamos de Medvice, realizamos um teste com três perfis diferentes de furos em uma estação localizada fora do perímetro da cidade. Ao longo do estudo, tudo por meio do programa, estimamos as propriedades físico-químicas do gás e o volume de gás por meio do balanço de energia mecânica. Assim, obtivemos a área de dano de forma automatizada, em razão do método de processamento de imagem utilizado, e conseguimos uma precisão aceitável nos resultados, tudo isso com baixa influência do operador”, detalha Felipe.
De acordo com Davison, um outro ponto de abordagem do trabalho é mostrar o método de validação do software através de fórmulas matemáticas. “Além dos resultados satisfatórios da avaliação do software na prática, os estudos matemáticos que realizamos demonstraram uma redução no tempo de elaboração de relatórios de eventuais acidentes, o que impacta positivamente na qualidade do atendimento ao cliente e na segurança da prestação do serviço pela Algás”, expõe.
Para a Algás, a participação dos colaboradores na Rio Oil & Gas está relacionada à execução dos princípios organizacionais da Companhia, que estimulam as competências e as atitudes de cada colaborador, valorizando e reconhecendo as pessoas e equipes com alto desempenho.
“A Rio Oil & Gas é um evento importante para todo o setor de petróleo e gás natural porque funciona como um indicador de tendências desse mercado. A presença da Algás na conferência e na exposição é uma oportunidade ímpar e proporciona o compartilhamento de conhecimento com os demais agentes do segmento”, nota o diretor técnico comercial da Distribuidora, Flávio Barros.
Rio Oil & Gas
A Rio Oil & Gas é realizada a cada dois anos e, desde sua primeira edição em 1982, a conferência vem colaborando para a consolidação da produção de petróleo e gás no Brasil. A exposição é considerada uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços e é uma oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas da área.
Fonte: Algás / Comunicação
Related Posts
Perspectivas para empresas de petróleo e gás são positivas para 2025, diz BTG
Segundo o BTG Pactual, as perspectivas para as empresas de petróleo e gás da América Latina se mantêm positivas para 2025 dado que os preços das commodities não devem mais cair substancialmente e as ações...
Pré-sal bate recorde de produção de petróleo e gás natural em setembro
Em setembro de 2024, a produção de petróleo e gás natural no Pré-Sal foi de 3,681 milhões de boe/d, maior volume já registrado. Também foi recorde a participação do Pré-Sal na produção nacional, chegando a...