Um levantamento da Algás estima que mais de 20 mil veículos em Alagoas terão direito a um desconto de, em média, 50% no IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. O benefício é concedido aos proprietários de veículos que são movidos a gás natural veicular (GNV) e vem gerando um cenário favorável para que motoristas façam a adaptação de seus carros para o uso do combustível.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 22/2018 da Sefaz/AL, quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% do valor do veículo, e chega a economizar entre 45% e 54% no IPVA, a depender da potência automóvel. O gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, explica que os consumidores que adquirirem o kit GNV ainda este ano já contarão com a redução no IPVA de 2019.
“Como estamos nos encaminhando para o fim de 2018, quem comprar seu veículo e adaptá-lo para o uso do gás natural veicular ou simplesmente adaptar o automóvel que já possui, contará não só com uma pequena parcela de IPVA este ano, como já estará assegurando o desconto no imposto do ano de 2019”, esclarece o gerente.
Além dessa vantagem, para a distribuidora, outro aspecto que gera ainda mais economia é a diferença de preço e rendimento do GNV em comparação à gasolina e ao etanol.
Nos postos de combustíveis de Maceió, segundo o levantamento feito na última semana pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a economia com uso do kit GNV em comparação aos combustíveis líquidos é de 40% a 45%.
Fonte: R7 / TNH1