Empresa possui mais de seis mil clientes na cidade, que foi a primeira da Serra a receber gás encanado
Petrópolis foi, em 2006, a primeira cidade da Região Serrana a receber a instalação de gasodutos da CEG-Rio, empresa da Gás Natural Fenosa Brasil, responsável por abastecer o estado com gás encanado. Desde então, mais de seis mil pontos já foram instalados na cidade, entre residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e postos de Gás Natural Veicular (GNV). Em 2017, foi iniciada uma expansão na rede, pela Estrada União e Indústria, abrangendo os bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava e Pedro do Rio.
A instalação de gás encanado na cidade vem aumentando gradativamente. Em estabelecimentos comerciais, o aumento foi de 40% entre janeiro de 2017 e dezembro deste ano. Já em residências, o número cresceu 18%, e, em indústrias, o crescimento foi de 26%.
O aumento não foi registrado apenas em Petrópolis. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o número de consumidores de gás natural cresceu 7,3% entre 2017 e 2018, chegando a mais de 3,3 milhões de clientes.
O consumo de gás natural no país aumentou cerca de 9% no primeiro trimestre de 2018, quando comparado ao mesmo período de 2017. No segmento residencial, o índice subiu 19,6%, enquanto no comercial o aumento foi de 9,3%.
O gasoduto que abastece o Centro da cidade e arredores vem do Rio de Janeiro, e chega à cidade pelo Bingen. Os canos seguem o percurso das ruas, e a própria empresa liga as residências e estabelecimentos à rede, de acordo com a demanda.
No ano passado, foi iniciado o trabalho de extensão na rede na Estrada União e Indústria, um investimento de cerca de R$ 16 milhões realizado pela CEG, que beneficiou os bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava e Pedro do Rio. Segundo a empresa, está previsto que a obra tenha fim no segundo trimestre de 2019. Até o momento, 18,5 km do gasoduto foram instalados.
Em 2015, foi finalizada a estação de descompressão em Itaipava, graças a um acordo entre a CEG e a administração municipal. Localizada em Bonsucesso, a estação bombeia gás para a região.
Antes da instalação, o gás chegava aos pontos de abastecimento da região de caminhão, saindo de uma estação em Guapimirim e seguindo pela BR-040, até chegar à Itaipava. Com o gasoduto, o serviço se torna mais rápido e mais barato.
Segundo a empresa, não há previsão de instalação da rede em outras localidades, pois a expansão está relacionada à procura pelo gás que é oferecido comercialmente na região.
Atualmente, a CEG possui 6.346 clientes em Petrópolis. Deste montante, 6.235 são residências, 84 são estabelecimentos comerciais, 15 indústrias e 12 postos de GNV.
Fonte: Diário de Petrópolis
Related Posts
Empresa prevê novos investimentos em gás natural na cidade
Naturgy irá construir rede no corredor da Estrada União e Indústria, entre a Barão do Rio Branco e Corrêas Com uma base de seis mil clientes - incluindo residências e algumas das principais indústrias da...
Agenersa abre prazo para manifestações acerca de novas solicitações da Ceg e Ceg Rio ao Poder Concedente
Compensação às concessionárias em função de erro na metodologia aplicada na 3ª Revisão Tarifária Quinquenal está entre os pleitos apresentados pelas empresas do Grupo Naturgy ao Governo do Estado A...