Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Consumo de gás natural cai em outubro, aponta Abegás

O consumo de gás natural no Brasil totalizou 71,083 milhões de metros cúbicos diários em outubro, queda de 7,88% em relação a igual período de 2017, de acordo com dados divulgados na quarta-feira (26) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Na comparação com setembro deste ano, o consumo do energético no país recuou 10,27%.

Segundo a entidade, as quedas observadas nas comparações mensal e anual devem-se a um menor acionamento de termelétricas no país devido à melhora do regime hidrológico. O consumo de gás do setor termelétrico em outubro, de 28,275 milhões de metros cúbicos diários, foi 22,94% menor que o observado em igual mês do ano passado e 20,13% inferior em relação a setembro.

GNV

O destaque positivo foi o setor automotivo. As vendas de gás natural veicular (GNV) totalizaram 6,351 milhões de metros cúbicos diários em outubro. O volume é 15,29% superior ao contabilizado em outubro de 2017 e 1,61% maior que o observado em setembro deste ano.

“Desde que a Petrobras adotou uma política de preços de mercado para os combustíveis líquidos em 2017, a competitividade do GNV tem ficado mais evidente para o consumidor. O consumo de GNV, desde então, vem aumentando de forma consistente e chegou ao maior patamar na nossa série histórica”, afirmou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, em nota.

“Com a greve dos caminhoneiros e a escassez de gasolina e etanol nos postos naquela ocasião, a percepção do consumidor sobre as vantagens do GNV ficou mais clara”, disse Salomon.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.