País deve entrar em chamada pública coordenada pelas distribuidoras do hidrocarboneto localizadas no Centro-Sul brasileiro
A Bolívia pretende ampliar a exportação de gás natural ao Brasil ao incluir em sua carteira de clientes empresas privadas, além do próprio acordo de fornecimento com a Petrobras. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (7/1) pelo ministro boliviano dos Hidrocarbonetos, Luiz Alberto Sanchez, que preferiu não citar nomes das possíveis empresas que farão parte do portfólio boliviano.
As distribuidoras de gás natural localizadas no Centro-Sul brasileiro podem ser esses novos clientes. Isto porque está marcada para meados deste mês uma reunião entre os presidente das distribuidoras, o ministro boliviano e outros representantes da estatal de gás, YPFB.
Atualmente, a Bolívia vende ao Brasil aproximadamente 30 milhões de m³/dia de gás. Recentemente, os bolivianos fecharam acordos para fornecimento do hidrocarboneto para o Mato Grosso do Sul – com possibilidade de entrarem como sócios em uma termelétrica -, para o Mato Grosso e ainda para a Shell Brasil.
Além do Brasil e da Bolívia, Sanchez confirmou que estão nos planos bolivianos a venda de gás para o Peru e ao Paraguai. Com este último, deverá ser construído um duto de transporte com capacidade de 4 milhões de m³/dia
Fonte: Brasil Energia