Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Petróleo fecha sessão em alta, mas encerra semana em terreno negativo

Os preços do petróleo fecharam em alta na sexta-feira (25), impulsionados pelos receios em torno da instabilidade política na Venezuela e pela forte desvalorização do dólar.

Os futuros do petróleo WTI para março fecharam em alta de 1,05%, a US$ 53,69 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), enquanto os do Brent para o mesmo mês avançaram 0,90%, a US$ 61,64 por barril na ICE, em Londres. No entanto, apesar dos ganhos, ambos os benchmarks fecharam a semana em terreno negativo, com perdas de 0,59% e 1,61%, respectivamente.

Nesta semana, o líder oposicionista venezuelano Juan Guaidó se autodeclarou presidente interino do país. O agravamento das tensões entre a Venezuela e os Estados Unidos, após o presidente americano Donald Trump reconhecer Guaidó como presidente interino, e a possibilidade de aumentaram as sanções americanas contra o país ameaçam a oferta da commodity.

“A leitura da situação na Venezuela permanece difícil. Se uma guerra civil ocorrer, haverá novos cortes na produção de petróleo, o que contribui para os preços”, apontam analistas do Commerzbank, em nota.

Os preços da commodity fecharam a semana em queda, no entanto, com os estoques americanos avançando o correspondente a cerca de 8 milhões de barris na semana passada, atingindo máxima de dois meses, de acordo com dados divulgados na quinta-feira (24) pelo Departamento de Energia dos EUA. A produção americana, por sua vez, tem permanecido nas máximas históricas, perto de 12 milhões de barris/dia.

“O resultado é que os estoques dos EUA estão agora 8,1% acima do observado no mesmo período do ano passado e 2,8% acima do padrão dos últimos cinco anos”, observam os analistas da corretora PVM Oil Associates, em nota desta sexta-feira.

Mais cedo, a Baker Hughes reportou que o número de sondas de petróleo em operação nos EUA subiu em 10 unidades, a 862 na semana passada. O total de equipamentos ativos, que inclui as sondas de petróleo, de gás natural e mistas, subiu em nove unidades, a 1.059, de acordo com a Baker Hughes.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.