Curitiba foi escolhida para ser a cidade teste de ônibus movidos a gás veicular natural e biometano (combustível derivado da decomposição de resíduos). Os ônibus são da indústria Scania, que foi convidada pelo prefeito Rafael Greca a instalar na capital paranaense uma fábrica de ecomotores.
“Curitiba é a cidade ideal para uma indústria de ecomotores, temos todas as credenciais para uma empresa dessa natureza”, disse Greca durante a visita de diretores da Scania no Brasil, Silvio Munhoz e Cristiano Locatelli.
A Scania acabou de entrar no mercado nacional de biarticulados. Nesta quarta-feira (13/3) foram entregues seis novos biarticulados da marca para a frota do transporte público de Curitiba.
Segundo Munhoz, a maior vantagem do uso do gás natural na frota do transporte coletivo é contribuir para a redução da poluição. “Esse tipo de combustível emite entre 70% e 85% menos material particulado no ar comparado ao diesel comum”, disse.
Os testes no sistema de transporte coletivo de Curitiba deverão começar ainda neste mês de março. Também participaram da reunião o presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), Ogeny Pedro Maia Neto, o presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana), Maurício Gulin.
Fonte: Bem Paraná
Related Posts
Transportadoras lançam nova versão de plataforma para compra e venda de gás
As transportadoras de gás natural NTS, TAG e TBG lançaram uma nova versão da Plataforma Eletrônica de Gás (PEG), espaço dentro do Portal de Oferta de Capacidade (POC) que funciona como uma plataforma de...
MP dos Vetos abre caminho para leilão do gás natural da União; entenda
O governo Lula (PT) publicou nesta sexta (11) a Medida Provisória 1304/2025 (a MP dos Vetos) com mudanças na Lei do Regime de Partilha (12.351/2010) que visam acelerar a contratação dos sistemas de...