A petrolífera australiana Woodside, um dos parceiros do consórcio dos poços do Greater Sunrise, no Mar de Timor, antecipa que a crescente procura na Ásia vai provocar um défice de gás natural liquefeito (GNL) na próxima década.
“Um défice global de GNL vai surgir na próxima década, devido à crescente procura da Ásia, o impulso de uma crescente população mundial e mais procura por mais energia e mais limpa”, disse hoje Meg O’Neill, diretora de Operações da Woodside.
“De facto, há uma corrida global para aproveitar essa mudança no mercado, com projectos de GNL recentemente aprovados ou a aguardar FID [Decisão de Investimento Financeiro (FID, na sigla em inglês)] nos EUA, Canadá, Rússia, Catar, Nigéria e Moçambique”, referiu.
Meg O’Neill falava na Assembleia Geral da Woodside, que decorreu em Perth, na Austrália Ocidental, num longo discurso em que se referiu aos vários projetos da petrolífera, embora sem nunca se referir ao dos poços do Greater Sunrise.
Em entrevista à Lusa, a 08 de março, o presidente e director executivo da petrolífera timorense Timor Gap, Francisco Monteiro, assumiu que a empresa está a ultimar a concretização da compra das participações da ConocoPhillips e da Shell no consórcio do Greater Sunrise, num investimento sem precedentes no país.
A concretizar-se o negócio, Timor-Leste assumirá uma participação maioritária de 56,6% no consórcio do projeto. Além de Timor-Leste, através da sua petrolífera, o consórcio conta com a Woodside, como operadora, e a Osaca Gas.
Fonte: Mercado (Angola)
Related Posts
O que esperar da revisão tarifária das transportadoras de gás natural em 2025
A revisão tarifária das transportadoras será um dos principais pontos da agenda do gás natural em 2025. E as empresas do setor e a ANP começam o ano discutindo as bases desse processo. No último dia 13,...
Produção de gás da Eneva aumenta 63,8% no 4T24
A produção da Eneva no quarto trimestre de 2024 foi de 0,59 bcm, sendo 0,53 bcm no Complexo Parnaíba e 0,06 bcm na Bacia do Amazonas, no campo de Azulão, direcionado ao suprimento da UTE Jaguatirica II. As...