Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Novo Mercado de Gás será lançado entre abril e maio

O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marcio Felix, confirmou para o período entre abril e maio o lançamento das linhas gerais do programa Novo Mercado de Gás, que o governo está estruturando para promover a abertura do setor e baratear os preços. O ministro Bento Albuquerque havia dado como data inicial o mês de junho, mas o próprio admitiu uma antecipação de alguns meses com relação ao que foi divulgado anteriormente.

No último dia 27/3, o ministro esteve em audiência da Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados e falou sobre o novo programa, que guarda semelhanças com o Gás para Crescer, do governo do ex-presidente Michel Temer. Entre os resultados esperados estão viabilizar o aproveitamento do gás do pré-sal; elevar a competitividade e reduzir o custo do gás; abrir o mercado a novos agentes; atrair mais investimentos na cadeia de exploração e produção; e ampliar a integração com o setor elétrico.

Albuquerque voltou a afirmar que o gás ainda é pouco aproveitado no Brasil, com participação de 12,4% na matriz energética brasileira, contra 52% na Argentina e 33% nos Estados Unidos. A rede de transporte é outro fator de desvantagem, com o país contando com pouco mais de 9 mil quilômetros de rede contra 28,9 mil km da Argentina e 490,9 mil km, nos EUA.

Fonte: Brasil Energia

Related Posts