Evento será realizado pela parceria Abrinstal e Eletrobras/Procel, no Rio de Janeiro, dia 22 de maio.
Já estão abertas as inscrições para o 1º Workshop de Gestão e Economia de Energia. O evento será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia 22 de maio, e se destina aos interessados nos temas de gestão de energia, eficiência e desempenho energético e economia de energia. As inscrições são grátis e devem ser feitas on-line, no web-site da Abrinstal: http://www.abrinstal.org.br/eventos/mailmkt.asp?page=123
No evento, serão apresentados assuntos relacionados ao desenvolvimento da normalização nacional e internacional sobre gestão e economia de energia, como a ISO 50.001 (norma internacional que trata deste tema) e do ABNT CB116 (Comitê Brasileiro sobre Gestão e Economia de Energia).
Ser mais eficiente no uso da energia é crucial, pois o Brasil estabeleceu compromissos ambientais para UNFCCC – United Nations Framework Convention on Climate Change e COP 21 – United Nations Conference on Climate Change, de diminuir, até 2030, 10% da demanda nacional de energia com ações de eficiência energética.
A Abrinstal, gestora do ABNT CB116, e a Eletrobras, por meio do PROCEL, estabeleceram parceria para apoiar a operacionalização, divulgação e o planejamento de atividades sustentáveis de normalização associadas à gestão e economia de energia no âmbito nacional e internacional.
Programação:
08h30 | Recepção e credenciamento |
09h00 | Abertura
ABRINSTAL, Eletrobras – Procel, ABNT |
09h20 | 1º Bloco – Sistema de Gestão de Energia – ISO 50001 – novidades e resultados |
09h20 | A nova versão da ISO 50001:2018
Palestrante: Alberto José Fossa – CB-116 – ABRINSTAL |
09h50 | Ganhos com a implementação de Sistema de Gestão de Energia
Palestrante: George Soares – CEPEL |
10h20 | Esclarecimento de dúvidas |
10h30 | Café |
10h50 | 2º Bloco – Desenvolvimento normativo internacional e nacional em Gestão e Economia de Energia |
10h50 | Panorama geral das atividades desenvolvidas no âmbito internacional – ISO TC301
Palestrante: Eduardo Lima – ABNT |
11h20 | Prioridades nacionais em Gestão e Economia de Energia – ABNT CB116
Palestrante: Carlos Aparecido – Eletrobras/Procel |
11h50 | Panorama das atividades desenvolvidas – ISO 50004, 50005 e 50006
Palestrante: Alexandre Gallo – ABRINSTAL |
12h20 | Esclarecimento de dúvidas |
12h30 | Término do evento |
Serviço:
1º Workshop de Gestão e Economia de Energia
Quando: 22 de maio de 2019
Onde: Windsor Guanabara Hotel – 3º andar – Salão Madri V – Av. Presidente Vargas, 392 – Rio de Janeiro/RJ
Fonte: Comunicação Abrinstal