Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Petróleo fecha em alta, à espera dos dados de estoque e do Fed

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta na terça-feira (30), impulsionados pela perspectiva dos investidores de que o Federal Reserve (Fed, o BC dos Estados Unidos) reduza os juros, em decisão de política monetária a ser divulgada na tarde desta quarta (31), às 15h (de Brasília). Assim, ambas as referências do petróleo fecharam a sua quarta sessão consecutiva de ganhos.

Os contratos futuros do Brent para outubro fecharam em alta de 1,58%, para US$ 64,63 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços do West Texas Intermediate (WTI) para setembro subiram 2,07%, a US$ 58,05 o barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Os investidores esperam, amplamente, que o Fed corte as taxas de referência em 25 pontos-base, para a faixa de 2% a 2,25%. De acordo com os futuros dos Fed Funds, coletados pelo CME Group, ainda há 27,1% de probabilidade implícita de haver um corte de 50 pontos-base ao fim da reunião de amanhã.

Uma redução nos juros poderia impulsionar a atividade econômica, elevando a demanda pela commodity nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, enfraquecendo o dólar, o que é positivo para o petróleo, que é negociado em dólares e se torna mais barato para investidores estrangeiros.

Nesta terça, os investidores também estão atentos aos dados de estoques de petróleo do Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês), que apontou, na semana passada, uma queda de 11 milhões de barris. Amanhã saem os dados oficiais de estoques do Departamento de Energia dos EUA.

 

Fonte: Valor Online

Notícias relacionadas