O consumo de eletricidade no Brasil aumentou 3% em outubro na comparação com igual período do ano passado, informou nesta quinta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O consumo no sistema interligado do país foi de quase 65 gigawatts (GW) médios no mês, ante cerca de 63,1 GW em outubro de 2018, de acordo com relatório da CCEE.
No ambiente regulado, em que os consumidores são atendidos por distribuidoras, o índice apresentou alta de 2,6%, enquanto no mercado livre, no qual empresas negociam diretamente com geradoras e comercializadoras, o crescimento foi de 4%.
Na divisão por segmentos da indústria com atuação no mercado livre, o setor de saneamento foi o que apresentou maior alta no consumo, com avanço de 20,2%, seguido por transporte (+19,8%) e comércio (+17,7%), puxados por migrações de clientes antes atendidos por distribuidoras.
A geração de energia elétrica em outubro, por sua vez, aumentou 2,8% no ano a ano, atingindo cerca de 67,34 GW, acrescentou a CCEE.
Fonte: Reuters
Related Posts
Consumo de energia recua 1,5% em novembro, segundo CCEE
O consumo de energia no país apresentou um recuo de 1,5% em novembro de 2024 frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 71.153 MW médios. Segundo dados da CCEE, é a primeira queda após 12 meses de...
EPE: Com temperatura mais elevada, consumo de energia sobe 3,7% em outubro; indústria cresce 4%
Temperaturas acima da média e tempo mais seco impulsionaram o consumo de energia elétrica das residências e do comércio em outubro. A demanda das indústrias também segue em ritmo acelerado. Com isso, o...