Na comparação com setembro, alta foi de 5,6%; indústria teve ligeira alta (0,5%) ante o mesmo período.]
O consumo total de gás natural no País teve um avanço de 10% em outubro em relação aos números de mesmo período em 2018. Foram consumidos em outubro de 2019 um total de 78,23 milhões de metros cúbicos/dia ante 71,08 milhões em outubro de 2019. Na comparação com o mês de setembro, quando o consumo chegou a 74,09 milhões de metros cúbicos/dia, a alta é de 5,6%. Os números fazem parte de levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) feito com concessionárias em todas as regiões do País.
Em outubro, a indústria apresentou uma evolução de apenas 0,5% ante setembro (de 28,38 para 28,53 de milhões metros cúbicos/dia) e ficou praticamente estável na comparação com outubro de 2018 (28,54 de milhões metros cúbicos/dia).
O destaque do mês é o consumo maior na geração elétrica (alta de 17% frente a setembro) e na cogeração (4,4%).
“O mês de outubro foi mais seco e houve um despacho maior das termelétricas no Sudeste”, explica o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon. “Mas para que o consumo aumente significativamente é preciso que os desdobramentos do Novo Mercado de Gás aconteçam com mais efetividade, acelerando a concorrência com a inserção de novos ofertantes de molécula, estimulando o mercado livre”, alerta Salomon.
“Mesmo com a assinatura de um Termo de Compromisso de Cessação de Prática (TCC) entre a Petrobras e o Cade, é preciso avançar para que o mercado possa se beneficiar da aquisição de gás em condições mais competitivas e em base segura”.
“A falta de expansão da infraestrutura cria restrições na ampliação da oferta, bem como gera insegurança aos produtores para desenvolverem seus mercados, é preciso ampliar a infraestrutura e desenvolver novas rotas de escoamento e unidades de processamento de gás natural”, diz Salomon.
Para o presidente executivo da Abegás, é preciso acelerar a participação de outros agentes na oferta da molécula e isso só será possível com acesso pleno à infraestrutura existente. “O Novo Mercado de Gás só irá se efetivar com regras claras e céleres para que novos ofertantes possam acessar as rotas de escoamento, as unidades de processamento e os gasodutos de transporte”, afirma.
Em outubro, o número de unidades consumidoras de gás natural chega a 3,6 milhões — número de medidores nas indústrias, comércios e residências e outros pontos de consumo.
Consumo em outubro/19 em todos os segmentos
Industrial — O segmento teve uma ligeira evolução (0,5% na comparação com setembro) e se manteve estável em relação ao mesmo período de 2018.
Residencial — Apresentou retração de 19,5% na comparação com o mês anterior, resultado pela sazonalidade do período devido à elevação das temperaturas. No acumulado do ano o consumo manteve-se estável.
Comercial — Registrou retração de 3,9% em relação a setembro, mas acumula alta de 8,3% no ano.
Geração elétrica — Cresceu 17% em outubro, puxada pelo aumento da geração de energia na região Sudeste.
Cogeração — Teve um descolamento dos índices do segmento industrial, com crescimento de 4,4% em outubro.
Destaques nas regiões: outubro/2019 frente a outubro/2018
- Centro-Oeste – Crescimento do segmento comercial de 17,9%
- Nordeste – Alta no segmento residencial de 13,1% e de 22,3% na geração elétrica
- Norte – Avanço de 196,7% no segmento comercial
- Sudeste – Crescimento de 34,8% na geração elétrica e de 3,4% no segmento comercial
- Sul – Alta de 14,1% no segmento comercial.
Fonte: Comunicação ABEGÁS
Related Posts
O Transporte de Gás precisa ser adequadamente regulado
Em artigo publicado no portal EnergiaHoje, o sócio-fundador da ARM Consultoria e ex-presidente da Naturgy Brasil, Bruno Armbrust, afirma que, No Brasil, a venda das transportadoras de gás canalizado, TAG e...
ANP autoriza empresa do grupo Diamante a comercializar gás natural
A ANP autorizou a Diamante Comercializadora de Energia a comercializar gás natural. O grupo Diamante opera o complexo termelétrico Jorge Lacerda (740 MW), em Santa Catarina, e se prepara para o futuro sem...