Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Norueguesa terá frota de 100 caminhões para levar gás ao interior do País

De olho na abertura do mercado de gás natural brasileiro, a norueguesa Golar Power vai iniciar este ano a distribuição de gás natural liquefeito (GNL) por caminhões no Brasil. Em parceria com a Alliance GNLog, a empresa espera colocar em operação uma frota de mais de 100 caminhões até o fim do ano para levar o insumo a indústrias e postos de combustíveis, em regiões sem gasodutos.

Hoje, 95% dos municípios brasileiros não recebem gás natural em função da baixa capilaridade da infraestrutura de gasodutos, altamente concentrada no litoral. Os planos da Golar Power preveem o transporte de GNL por caminhão por Sergipe, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, iniciando pela região Nordeste.

Além do acordo com Alliance GNLog, a Golar Power planeja firmar parcerias com concessionárias estaduais de gás canalizado para a distribuição do insumo.

A companhia já tem um acordo com a Sergas (SE) para levar o GNL a três municípios de Sergipe e vai assinar hoje um protocolo de intenções semelhante com a Gasmar (MA).

No acordo com as distribuidoras, a Golar transporta o GNL por caminhão até estações de regaseificação, em distritos industriais ou postos de combustíveis.

As concessionárias, por sua vez, constroem as redes de distribuição para levar o insumo a outros clientes.

A Golar Power pretende investir R$ 100 milhões nos próximos três anos no Brasil em terminais de regaseificação, postos de combustíveis para venda de gás natural veicular e GNL e na distribuição do GNL por cabotagem dentro do modelo de distribuição do gás em pequena escala (small-scale LNG).

 

Fonte: O Estado de S.Paulo / coluna do Broadcast

Notícias relacionadas