O Brasil mostrou uma redução do consumo de energia elétrica desde a terça-feira passada (17), quando foram tomadas algumas medidas no país para tentar conter o avanço do surto do novo coronavírus (covid-19), apontam dados parciais da CCEE.
No último dia 17, a queda do consumo foi de 0,7% em relação ao mesmo dia da semana anterior, com carga de 67.731 megawatts (MW) médios. A redução se acentuou no decorrer da semana, principalmente na sexta-feira (20), com recuo de 8,7% no consumo, para 63.718 MW médios, quando os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro decretaram medidas mais restritivas.
Nesta segunda (23), às 9h00, horário de demanda crescente por energia, a carga média no país atingiu 61.999 MW médios, 18,6% inferior à registrada no mesmo horário da segunda-feira anterior (16). Já às 14h00, quando ocorrem os picos de consumo, a redução foi de 18,8%, com carga de 67.164 MW médios.
Para o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, os índices refletem uma tendência de queda mais acentuada do consumo de energia nos próximos dias.
“Mas teremos ainda de acompanhar esse comportamento para dimensionar de forma mais efetiva seu impacto tanto para o setor elétrico quanto para os segmentos econômicos que dele dependem”, afirmou Altieri, em nota.
Fonte: Valor Online
Related Posts
EPE: Consumo de eletricidade cai 0,8% em set25, ante set/24; classe industrial recua 1,5%
O consumo de eletricidade no Brasil ficou em 46.063 GWh em setembro, o que corresponde a um recuo de 0,8% na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se da quinta queda anual registrada em 2025...
Gás natural: potencial de consumo esbarra em preço e regulação
Considerado o energético da transição para uma economia de baixo carbono, o gás natural vê o crescimento de seu mercado atrasado por entraves logísticos, econômicos e regulatórios, dizem especialistas. No...

