Os preços do petróleo fecharam a quarta-feira (15) em queda, com a referência global do Brent recuando mais de 5%. A perspectiva de colapso na demanda global pela commodity e uma nova alta nos estoques de petróleo nos Estados Unidos pressionaram os preços.
Os contratos futuros do Brent para junho encerraram a sessão em queda de 6,45%, aos US$ 27,69 o barril na ICE, em Londres, enquanto os do West Texas Intermediate (WTI) para maio fecharam em queda de 1,19%, aos US$ 19,87 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
A Agência Internacional de Energia (EIA, na sigla em inglês) alertou para uma queda recorde na demanda de petróleo neste ano, devido à pandemia da covid-19, que forçou países ao redor do mundo a adotarem medidas de distanciamento social, paralisando a atividade econômica para conter a crise sanitária.
A EIA, com sede em Paris, estimou uma queda na demanda de 9,3 milhões de barris por dia em 2020, o equivalente ao crescimento de uma década. No curto prazo, a demanda deve cair para o menor nível desde 1995, segundo a agência.
Mesmo o recente acordo de corte de produção entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) não foi suficiente para dar sustentação aos preços da commodity.
Segundo Stephen Innes, estrategista-chefe de mercados globais da AxiCorp, o acordo acabou decepcionando o mercado, pois não conseguiu lidar com o excesso de oferta estrutural imediata, deixando os preços vulneráveis.
“Os mercados acreditam que o acordo não chegará perto de compensar a devastação da demanda, que nem é grande o suficiente para consumir o que está sendo armazenado”, escreveu o estrategista, em uma nota diária.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo cai com realização de lucros e mercado de olho na posse de Trump, mas sobe na semana
Os preços do petróleo chegaram a abrir em alta nessa sexta (17), em linha com os fortes ganhos da quinta (16), mas inverteram o sinal e fecharam em queda, à medida que o mercado realiza lucros e se...
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...