Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Federação das Indústrias do Rio fará campanha pelo uso do gás natural

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) quer aproveitar a drástica queda do preço do petróleo e do gás natural no mercado internacional para bater novamente na tecla do estímulo do uso de gás natural pelas indústrias do Estado.

O objetivo é fazer com que o Rio de Janeiro tenha mais receita de ICMS e dependa menos dos royalties do petróleo, em um cenário de queda de produção da commodity e de grande incerteza da volta dessa arrecadação a patamares anteriores.

O petróleo e o gás perderam mais de 50% de valor nos últimos meses. Com a queda de produção já anunciada pela Petrobras, União, Estados – principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, os maiores produtores – e municípios serão penalizados.

A ideia é aproveitar o processo de fechamento das economias mundiais por conta do coronavírus para estimular a atividade industrial baseada no mercado interno – e o uso do gás entra estratégia.

Estudo da entidade, que deve ser finalizado na próxima semana, vai mostrar que, com o gás custando um terço do início do ano, há oportunidade para que a indústria fluminense incremente a produção de forma mais competitiva.

 

Fonte: Estadão.com / coluna do Broadcast

Related Posts