Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Vendas totais de etanol das usinas do Centro-Sul têm queda

As vendas totais de etanol pelas usinas do Centro-Sul na primeira quinzena de junho tiveram queda de 10,5% e alcançaram 1,175 bilhão de litros, de acordo com dados da Unica.

As vendas para o mercado externo mais aquecidas amorteceram o impacto da redução da comercialização de etanol no mercado interno. Foram vendidos 121,99 milhões de litros de etanol para o exterior, com crescimento tanto das vendas de anidro, para uso carburante, como hidratado, cuja demanda no exterior tem sido puxada pela demanda por produtos sanitários.

No mercado interno, as vendas de etanol hidratado continuaram menores que na safra passada, mas o ritmo de redução foi menor porque o produto vem ganhando competitividade nas bombas em relação à gasolina. Na primeira quinzena deste mês, foram vendidas 735,9 milhões de litros de etanol hidratado, queda de 19,6%. As vendas de etanol anidro, por sua vez, recuaram 10,7%, para 317,7 milhões de litros.

Segundo a Unica, a manutenção da atratividade do etanol nos principais mercados consumidores fez com que o ritmo de retração das vendas, que chegara a 40,60% na última metade de maio, caísse para 22,97% nos primeiros quinze dias de junho.

“A queda das vendas de etanol carburante observadas na safra 2020/21 foram parcialmente compensadas pela maior demanda por álcool não carburante e pelo maior volume destinado à exportação. Além disso, a crescente procura por açúcar brasileiro, tanto no mercado doméstico como externo, neutralizou parte do impacto negativo causado pela redução na demanda por etanol”, afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, em nota.

Fonte: Valor Online

Related Posts