Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Petrobras reduz preços de venda de gás natural às distribuidoras

A Petrobras reduziu no último sábado os preços de venda de gás natural para as distribuidoras. A companhia diz que a redução reafirma “os compromissos firmados para o novo mercado de gás natural”.

Os contratos iniciados em janeiro deste ano terão uma redução acumulada média de 48% em cada dólar por milhão de unidades térmicas britânicas (MMBtu), em comparação a dezembro passado, considerando a cotação do dólar na data contratual de atualização do preço. Quando medidos em reais por metro cúbico, os preços terão uma redução média acumulada de 35%, apesar da depreciação da moeda brasileira.

A redução no preço reflete os novos contratos de venda com as distribuidoras em que o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional, cuja revisão é realizada trimestralmente, segundo a empresa.

Edital de arrendamento de terminal na Bahia

A Petrobras também publicou edital de licitação para arrendamento do terminal de regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas. A licitação será restrita às empresas pré-qualificadas no âmbito da convocação e o processo seguirá os atos e ritos previstos na Lei das Estatais.

A Petrobras explica que o TR-BA consiste em um píer tipo ilha com as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. A transferência de GNL é feita diretamente entre o FSRU e o supridor. A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões de metros cúbicos por dia.

O gasoduto integrante do terminal possui 45 quilômetros de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a dois pontos de entrega, a estação redutora de pressão de São Francisco do Conde e a estação de controle de vazão de São Sebastião do Passé.

“Estão também incluídos no escopo da transação os equipamentos para geração e suprimento de energia elétrica localizados no terminal aquaviário de Madre de Deus (Temadre), integrantes do TR-BA”, diz a estatal, explicando que o navio FSRU não faz parte do processo de arrendamento.

Fonte: Valor Online

Related Posts