A Cigás monitora ininterruptamente o sistema de gasodutos, 24 horas por dia, presente em quase 140 quilômetros das ruas de Manaus.
Conforme a Cigás, a rede de distribuição de gás natural já atende mais de 3 mil unidades consumidoras no estado.
O objetivo é garantir a segurança no fornecimento desse combustível. Para realizar essa atividade, a Companhia possui um Centro de Controle Operacional (CCO) com tecnologia de ponta.
O CCO acompanha o comportamento da rede de distribuição quanto a diversas variáveis, tais como pressão, vazão e temperatura do gás.
Segundo a empresa, o sistema é composto ainda por câmeras em pontos estratégicos e possui tecnologia para fechamento automático e remoto de válvulas em caso de um vazamento em grandes proporções.
Dessa forma, além da segurança das instalações de gás, destaca-se também a integração da Cigás com as outras concessionárias que prestam serviços, por meio de infraestrutura instalada nas vias da cidade de Manaus.
No entanto, isso é possível graças ao Comitê de Obras Públicas Integradas (Copi), que mantém a comunicação permanente entre a Companhia, as concessionárias de outros serviços e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), coordenadora do Copi.
Esse compartilhamento com os órgãos públicos permite o alinhamento de intervenções próximas à rede de gás natural.
Do mesmo modo, contribuem com a economia e com a preservação do meio ambiente, por se tratar de uma fonte de energia limpa, conforme destaca a Cigás.
O gasoduto é subterrâneo e sinalizado, facilmente identificado pela população por meio de placas, adesivos e/ou tachões aplicados no piso.
“A segurança é prioridade na Cigás. Somos certificados em normas da qualidade que atestam a excelência do nosso sistema de gestão”, comentou o diretor Clovis Correia.
Plano de Emergências
De acordo com a Companhia, em quase dez anos, não há registros de acidentes envolvendo a rede de distribuição de gás natural. E, caso um sinistro venha a ocorrer, a distribuidora conta com plano de emergência.
Desse modo, o plano é testado anualmente em simulados, nos quais um cenário de emergência é elaborado para testar as ações e o tempo de resposta.
Segundo informou a Cigás, desde 2011, a Companhia realiza exercícios desse tipo em diferentes locais em Manaus.
Fonte: BNC Amazonas
Related Posts
Comgás recebe 41 propostas em chamada para aquisição de gás
A Comgás recebeu 41 propostas em sua mais recente chamada pública para contratar suprimento de gás natural, visando atender seus consumidores do mercado cativo, com foco em obter mais flexibilidade e...
Transportadoras se preparam para lançar plataforma de comercialização de gás natural no mercado
As transportadoras de gás natural se preparam para lançar uma plataforma eletrônica de comercialização de molécula, voltada para o mercado em geral. Será o próximo passo da Plataforma Eletrônica de Gás...