Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Sulgás: O primeiro caminhão de GNV do Sul do país é entregue ao Grupo Charrua

É pela malha rodoviária que cerca de 60% das cargas são transportadas no Brasil. Com uma frota de 2,81 milhões de caminhões, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes, 75% de tudo que é produzido no país escoa pelas estradas. A predominância do modal e a quantidade de caminhões rodando certamente contribuíram para que o abastecimento com Gás Natural Veicular também chegasse aos veículos pesados. Em junho, o Grupo Charrua recebeu o caminhão R410 6×2 movido à GNV, o primeiro entregue pela Scania para a região Sul do país. O modelo, que também pode ser abastecido com biometano, vem configurado de fábrica com uma tecnologia inovadora e mais sustentável. Vendido pela Casa Scania Brasdiesel, será usado pela Transportadora Arco, uma das empresas do Grupo, para transportar o Gás Natural Comprimido que abastece indústrias e postos de combustíveis, clientes da Sulgás e da Charrua.

Flavio Aluísio Rudiger, diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua, conta que a colaboração com a Scania começou ainda antes de surgir o interesse pela solução sustentável da marca. “Nossa parceria iniciou em 2010, com a compra do G400 e do P310. Logo que a Scania lançou o modelo a gás, a equipe da concessionária nos apresentou a solução. Foi uma ótima surpresa e, imediatamente, a Transportadora Arco, empresa do grupo, investiu na aquisição de uma unidade para testar em suas operações”, explica. Para Rudiger, a expectativa é grande e a chegada deste veículo é um privilégio. “É um prazer enorme ser o primeiro cliente do Sul do Brasil a receber esta nova tecnologia da Scania. O R410, além de economia, nos trará uma significativa diminuição nos impactos ambientais com a redução de emissões de CO2 na atmosfera. A CharruaGás, empresa do Grupo Charrua, já leva o GN para indústrias e também para postos de abastecimento veicular que estão longe do duto, agora irá utilizá-lo no próprio veículo que transporta estes produtos.”

Roberto Barral, vice-presidente de Operações Comerciais da Scania no Brasil destaca que o objetivo de algumas empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável. “Para nós, não existe apenas um modelo sustentável. Cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixem em sua realidade. Para o Brasil, o ‘Aqui e Agora’ é o caminhão movido a GNV e/ou biometano”, enfatiza. Ao todo, a marca comercializou 23 modelos no país e 3 mil no mundo, e é a única fabricante no Brasil a produzir caminhões abastecidos com Gás Natural Veicular.

João Elton Heinen, gerente de vendas da Brasdiesel Lajeado, explica que o motor a gás despertou, de imediato, o interesse. “Esse caminhão é uma nova solução de transporte e vem ao encontro do posicionamento do Grupo Charrua. É uma grande satisfação realizar esta entrega”, destacou.

Fonte: Sulgás / Comunicação

Related Posts