Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Bahiagás apresenta Projeto Gás Sudoeste em Maracás

Representantes do poder público e da população debateram a iniciativa com dirigentes da Companhia

Autoridades locais, comerciantes, proprietários de terras, lideranças comunitárias e sociais, e representantes da sociedade, em geral, ocuparam, na manhã desta terça-feira (22/09), o auditório e também uma sala anexa da Pousada Menina Bonita, na cidade de Maracás, para debaterem o projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste. Os participantes foram recebidos por uma comitiva da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, que organizou uma Reunião Pública para apresentar o projeto à cidade.

A atividade foi conduzida pelo diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, e contou com a presença da diretora Técnica e Comercial da Companhia, Gabriela Duarte. A diretora destacou a participação da população e das autoridades na reunião e ressaltou o trabalho que vem sendo feito para que as obras possam ser iniciadas com a maior brevidade possível. “Estamos empenhados em garantir que os benefícios com a chegada do gás natural possam ser percebidos por todo o povo de Maracás e demais cidades da região”, declarou.

O diretor-presidente da Companhia detalhou o projeto, defendendo o seu caráter de indutor do desenvolvimento econômico da região, possibilitado pela atração de novos empreendimentos para os municípios. “A oferta de um energético ecologicamente mais limpo e economicamente mais vantajoso para as empresas, torna a região mais atrativa para a instalação de novos negócios, já que a disponibilidade de energia a custos mais baixos, é um dos principais fatores da tomada de decisão dos empresários”, pontuou Gavazza.

Antes mesmo da chegada do gás natural, conforme salientou o dirigente da Companhia, a iniciativa já tem o potencial de impactar a economia das cidades, através da geração dos postos de trabalho para a execução da obra e também da maior circulação de pessoas. “A prioridade pela contratação de mão de obra local, é uma das condicionantes dos contratos firmados com as empresas que vão atuar na construção do duto e das estações de distribuição”, explicou o diretor-presidente. Ele reforçou, ainda, as oportunidades de novos negócios na região, com as locações de imóveis e equipamentos, o fornecimento de insumos e o acréscimo no movimento dos estabelecimentos comerciais.

Compromissos

A Reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Maracás, Heugênio Meira, e dos vereadores Alison Nascimento, Josemar Castro e Juarez Ferreira. Hyone Ribeiro, procuradora-geral do Município, representou o prefeito da cidade, ao lado da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Queli Gonçalves, e da primeira-dama, Guida Galvão. Representantes da mineradora Vanádio Maracás e da Prefeitura de Lafaiete Coutinho, também marcaram presença na atividade.

Questões de ordens diversas foram levantadas pelos participantes, que pautaram assuntos como a geração de empregos para os habitantes da cidade, o desenvolvimento de projetos sociais e do turismo local, a valorização das propriedades e os cuidados com o meio ambiente. Gavazza convocou as autoridades locais a se envolverem com o projeto e a discutirem com as áreas da Companhia, responsáveis por cada um dos tópicos suscitados, a busca de caminhos que “garantam o pleno alinhamento entre os objetivos da Bahiagás e os anseios da comunidade”.

Na avaliação do diretor-presidente, a Reunião Pública, além de cumprir o seu objetivo, de levar informações sobre o projeto para a população de Maracás e região, possibilitou o estabelecimento de compromissos entre a cidade e a Bahiagás. “Interiorizar o uso do gás natural e promover o desenvolvimento socioeconômico das diferentes regiões do estado são tópicos das diretrizes estratégicas da Companhia. A nossa vinda à Maracás representa mais um importante passo nesta direção”, concluiu Gavazza.

Fonte: Bahiagás – Comunicação

Related Posts