Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Primeiro ônibus do país movido a GNV vem a Salvador

A partir da próxima quarta-feira (21), as ruas da capital baiana contarão, pela primeira vez, com a circulação de um ônibus movido a gás natural veicular (GNV). Trata-se de uma ação da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e a montadora Scania, com o objetivo de demonstrar os benefícios econômicos e ambientais do uso do combustível no transporte público, bem como estimular a futura adoção deste tipo de equipamento.

O ônibus, climatizado, com plataforma elevatória e capacidade para até 110 passageiros, fará a linha Salvador – Praia do Forte, pela empresa Atlântico Transportes e Turismo, até segunda-feira (26), com os mesmos preços de passagens já praticados no trajeto. Durante esse período, o veículo vai operar com capacidade reduzida e seguindo as normas de segurança devido à pandemia, conforme determinação das autoridades.

“Esta fase de demonstração do novo equipamento da Scania é muito importante para que as autoridades, os empresários do setor e a própria população percebam as vantagens de usar o GNV também nas frotas do transporte coletivo, diminuindo a emissão de poluentes e trazendo mais economicidade. Isso abre uma perspectiva para que, futuramente, este tipo de veículo possa fazer parte do nosso cotidiano”, destaca o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.

Ter ações como essa permite atuar no presente visando o futuro. A Bahia é líder na produção de energia eólica, energia solar, tem alto potencial de biomassa e está crescendo com o gás natural. “Essa demonstração vai mostrar que é possível utilizar veículos a gás e que, além da economia, também será importante para o meio ambiente. O estado segue dando sua contribuição para que o Acordo de Paris, aceito pelo Brasil em 2016, seja cumprido com o objetivo de minimizar a ameaça da mudança climática no mundo”, ressalta o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Benefícios ambientais

Na comparação com o diesel, um dos principais benefícios proporcionados por este ônibus (que também pode ser abastecido com biometano) é a preservação do meio ambiente. “A dependência 100% ao diesel fica mais difícil do ponto de vista da sustentabilidade para melhorar o planeta e o bem estar da sociedade. Neste momento, o ideal para o Brasil é o ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e biometano, que se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental”, afirma o gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil, Fábio D´Angelo.

“Nossa solução para a mobilidade urbana sustentável e eficiente contribui para a redução das emissões dos gases de efeito estufa (CO2), de material particulado e óxido de nitrogênio (NOx), extremamente nocivos para o ser humano”, acrescenta.

Outro ponto relevante é a diminuição do custo operacional ao proprietário. A depender das condições de operação e levando em conta os atuais preços praticados dos dois combustíveis, a redução do custo por quilômetro rodado pode ser de até 20%. Além disso, o motor chega a ser 20% mais silencioso do que outros similares a diesel.

 

Fonte: Bahiagás – Comunicação

Related Posts