A Copergás finalizou o processo da Chamada Pública 2020 e definiu a Shell como a empresa que será uma de suas supridoras de gás natural em 2022 e 2023. Uma das maiores companhias de energia do mundo, a Shell atua em mais de 70 países e está no Brasil desde 1913. Copergás e Shell avançam agora para as etapas de aprovações internas e negociação contratual.
“Este resultado mostra a Copergás sintonizada com as mudanças em desenvolvimento no setor e preocupada em propiciar melhores condições mercadológicas para os usuários do gás e para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco”, disse André Campos, presidente da Copergás.
A decisão – anunciada nesta quinta-feira (17) – ocorre num momento em que o setor do gás natural encontra-se sob a perspectiva de abertura, com a provável aprovação da nova Lei do Gás, ora em apreciação no Congresso.
O edital foi lançado em 17 de setembro, com o objetivo de diversificar os supridores do combustível e buscar preços mais competitivos, favorecendo o mercado em geral e os consumidores finais. Oito empresas se inscreveram, apresentando 18 propostas. Em 26 de outubro seis dessas empresas foram habilitadas para continuar na seleção. Na etapa seguinte o grupo foi reduzido para quatro empresas – e daí saiu a vencedora.
No geral, a quantidade e qualidade das ofertas deixou a Copergás bem satisfeita com o resultado do processo. “Foi um processo muito criterioso em todas as etapas, que levou em conta a competitividade, segurança operacional e maturidade das propostas”, disse Fabrício Bomtempo, diretor técnico-comercial da Copergás.
Uma vez celebrado o contrato, a empresa vencedora vai ficar responsável pelo suprimento de 750 mil m³/dia em 2022, e 1.000 m³/dia em 2023. Os volumes faziam parte do primeiro lote de contratação previsto no edital.
O interesse despertado pela Chamada Pública entre empresas supridoras é indicativo do peso que a Copergás tem hoje no mercado nacional de gás natural. Presente em 28 municípios do Estado, com uma rede que já se aproxima de 1.000 km de gasodutos e distribuição de cerca de 1,6 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia, a Copergás tem mais de 50 mil clientes nos segmentos industrial, comercial, residencial, veicular e de cogeração de energia. Seu volume de investimentos em 2020 chegou a cerca de R$ 60 milhões. Em 2021 o ritmo de obras e investimentos será ampliado. Entre outros pontos, com a expansão do gás natural para Petrolina, no Sertão, e Garanhuns, no Agreste.
Fonte: Copergás / Comunicação