Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Distribuidoras de gás do Centro-Sul farão chamada para contratar 6 milhões de m³ de gás natural

As distribuidoras de gás canalizado do Centro-Sul, que engloba as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, lançarão em março uma chamada pública para contratar mais de 6 milhões m³/d de gás natural com fornecimento a partir de 2022. Fazem parte do processo as empresas: MSGÁS, GasBrasiliano, a Compagas, SCGÁS, e a Sulgás.

A chamada tem como objetivo contratar até 40% da capacidade total fornecida hoje pela Petrobras, que está em 10 milhões m³/d, adicionado 2 milhões de m³/d de um crescimento na demanda das empresas.

A chamada pública ocorre em um momento no qual o governo tenta viabilizar uma abertura no mercado de gás natural no País, por meio da “Nova Lei do Gás” e outras medidas que visam quebrar o monopólio da Petrobras sobre o segmento.

 “Percebemos que com as mudanças na legislação, agora existe um ambiente bem interessante para fazer nova chamada, porque tem muitos supridores tentando se mexer”, disse o presidente da Compagas, Rafael Lamastra. Segundo ele, as empresas contratantes consideram adquirir Gás Natural ou Gás Natural Liquefeito (GNL) vindos da Bolívia, por meio de gasoduto, ou pela costa brasileira ou com entrega a partir do futuro terminal de GNL que será construído no Estado do Paraná.

A chamada pública anterior ocorreu em 2019, quando os contratos com a Petrobras para fornecimento da molécula para as distribuidoras terminaram. Naquela ocasião, apareceram potenciais fornecedores do insumo, mas devido às dificuldades no atendimento da demanda, as concessionárias voltaram a comprar gás da Petrobras, e obtiveram preço 5% mais barato.

Fonte: Broadcast / Ag.Estado

Related Posts