Um milhão de novos empregos. É a promessa com a abertura do mercado de gás natural no Brasil. As informações são do Jornal da Band.
O GNV, mais conhecido pelo uso nos carros, também abastece residências, indústrias e é usado para produção de eletricidade. O gás natural é mais barato e menos poluente.
No Brasil, o gás natural é subaproveitado. Só 10% de toda energia do País vem dessa fonte, muito menos do que em países vizinhos, como Colômbia e Argentina.
A expectativa é que a produção do gás natural, que é um subproduto da produção de petróleo, dobre nos próximos anos, com o avanço da exploração do pré-sal.
Mas nada adianta ter a oferta do gás, se não tiver infraestrutura pro GNV chegar ao consumidor.
Cerca de 1 milhão de novos empregos devem ser gerados em toda a cadeia dessa indústria que vai receber uma quantia gigantesca de investimentos: cerca de R$ 630 bilhões em 10 anos.
Logo que aprovada no Congresso, a exploração dependerá da ANP, que agora é comandado pelo Almirante Rodolfo Henrique de Saboia.
Fonte: UOL / Jornal da Band
Related Posts
Integração estadual e depreciação de ativos de gás devem beneficiar cogeração, diz Cogen
O presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, defende que as agências estaduais desenvolvam regulamentações que possibilitem uma integração maior entre as companhias distribuidoras de gás natural. Na...
Petrobras: produzir fertilizantes exigirá 30 mi de m³ de gás por dia
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil exigiria um volume de 30 milhões de m³/dia de gás natural caso o país optasse por suprir toda a...