O Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, concedeu uma entrevista à jornalista e repórter Patrícia Gomes, da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) na quinta-feira (25), dia do aniversário de 27 anos da SCGÁS.
Confira a entrevista completa:
Com a fundação da SCGÁS, em 25 de fevereiro de 1994, Santa Catarina iniciou a sua missão de fornecer o Gás Natural para os catarinenses. Nesses últimos 27 anos, a distribuidora garantiu 1.260 km de rede implantada, levando o Gás Natural para 65 cidades catarinenses e para quase 17 mil clientes diretos, entre indústrias, residências, comércios e postos. Além dos quase 110 mil veículos movidos a GNV e emplacados no Estado que abastecem nos mais de 130 pontos de venda espalhados por diversas regiões catarinenses.
O atual presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, que tem uma história de 15 anos com a distribuidora, só como servidor concursado, mas antes disso contribuindo como pesquisador da UFSC, desde a fundação da empresa, conta que o início, embora desafiador, foi facilitado porque os grandes clientes já estavam no traçado do gasoduto de transporte Bolívia-Brasil.
“Estamos exatamente na metade da concessão e podemos dividir em antes e depois. No início era uma novidade, havia o desafio de engenharia, de conhecimento técnico da implantação de rede, conversão de equipamentos, adaptação de fábricas, esforço comercial, modelo de negócio. Tudo isso foi muito mais desafiador no começo. Por outro lado, os grandes clientes estavam muito próximos das redes que estavam sendo construídas e havia uma facilidade geográfica. Agora estamos em um outro momento em que a expertise aumentou e consolidamos conhecimento, uma base técnica e de gestão de negócio. Entretanto, geograficamente os desafios são maiores. Temos que ir cada vez mais longe para captar volumes mais espalhados no território catarinense e atender comunidades e populações cada vez mais dispersas. Por isso, temos que ser mais criativos e eficientes para poder continuar expandindo nosso atendimento.”
A interiorização da rede de distribuição de Gás Natural é agora uma das metas da SCGÁS, que até 2025 quer chegar a 15 novas cidades, ampliando o atendimento especialmente em espaços urbanos de grande concentração residencial e condomínios verticais, segundo destaca Willian Lehmkuhl.
“Nós vamos investir cerca de 400 milhões de reais até 2024 para ligar mais 15 cidades, além das 65 já atendidas. Ao mesmo tempo, começamos a olhar mais pro mercado de varejo. Se o nosso DNA na primeira metade da concessão foi eminentemente industrial, na segunda metade da concessão daremos ênfase no varejo. Tanto na continuidade da expansão do mercado de GNV, automotivo, quanto para comércio e residências. Investiremos pesadamente no mercado urbano, sobretudo a partir de 2023”, conclui.
Para celebrar o aniversário de 27 anos da SCGÁS, foi lançado um novo plano estratégico da distribuidora, com visão de longo prazo em busca de excelência e eficiência.
“Temos como meta nos tornar a empresa de distribuição de gás mais eficiente do Brasil. O lançamento desse planejamento estratégico dá sustentação ao nosso Plano de Negócios, que já é o maior da história. Nosso olhar pro futuro está bem calibrado e acredito que teremos boas entregas para a sociedade nesses próximos 25 anos de concessão”.
Fonte: SCGÁS / Comunicação
Related Posts
SCGÁS destaca uso estratégico do gás natural em workshop sobre eficiência energética
A SCGÁS ministrou uma palestra em um workshop gratuito sobre Tecnologias em Combustão e Eficiência Energética no último dia 15. O evento foi sediado pelo SENAI Brusque e reuniu representantes de diversos...
SCGÁS alcança a marca de 10 mil clientes residenciais em Criciúma
A SCGÁS celebra um marco significativo em Criciúma, com a conquista de 10.198 mil clientes residenciais. Este número reflete a crescente adesão da cidade ao gás natural, que, ao lado de 24 clientes...