Na esteira da aprovação da nova lei do gás na semana passada, o Ministério de Minas e Energia autorizou mais quatro novas importações do insumo nessa segunda-feira (22), liberando a Shell Energy a comprar até 14 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural da Bolívia, com mercado potencial para o segmento termoelétrico, distribuidoras e consumidores livres.
O transporte será feito pelo gasoduto entre os dois países, com ponto de entrega em Corumbá (MS). A medida vale até março de 2024. Para a Âmbar Energia, a decisão tem validade até 31 de dezembro desse ano e limita-se a 2,24 milhões m³ ao dia do gás natural, com destinação a térmica Mário Covas. A logística acontecerá pelo gasoduto Lateral-Cuiabá, com a entrega próxima a cidade de Cáceres (MT).
Já a Trafigura do Brasil Importação Exportação e Comércio Ltda está apta a comprar até 25,6 milhões de m³ de gás na forma Liquefeita (GNL) de diversos países, visando atender a consumidores, comercializadoras, distribuidoras e usinas térmicas.
O provimento vale até junho de 2024, com entrega em Salvador (BA). Por fim, a comercializadora da Blueshift foi autorizada a importar até 720 mil m³ de GNL em navios porta-containers para mercados potenciais em Santa Catarina e no Porto do Açu (RJ), com validade até dezembro de 2023.
Fonte: Canal Energia
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

