Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Petróleo fecha em leve alta em meio à preocupação com covid-19 na Ásia

Os contratos do petróleo encerraram o dia próximos da estabilidade, já que o aumento contínuo nos casos de covid-19 na Ásia, em particular, tem levantado preocupações sobre a economia global e a demanda por energia.

Os contratos futuros do Brent para junho encerraram o dia em alta de 0,12%, aos US$ 65,40 o barril na ICE, em Londres. Já os preços do WTI para o mesmo mês subiram 0,13%, aos US$ 61,43 o barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

O mercado percebeu que uma “recuperação global na demanda por petróleo não pode ocorrer sem uma recuperação das maiores economias do mundo”, disse Bjornar Tonhaugen, chefe de mercados de petróleo da Rystad Energy.

“Não é suficiente ver os Estados Unidos e a China lidando bem com a pandemia”, disse ele, em uma nota publicada nesta quinta. “Para os preços do petróleo subirem novamente, serão necessários sinais globais de recuperação, e tais indicações agora são escassas nos principais países asiáticos”, afirmou.

“As preocupações em torno de um surto de novos casos de covid-19 na Índia continuam a ser um risco de queda importante, tanto para a demanda bruta quanto para uma recuperação econômica global mais ampla”, disse Robbie Fraser, gerente global de pesquisa e análise da Schneider Electric, em uma nota diária.

A Índia viu 314.835 novos casos de covid-19 hoje, em um recorde diário. O número de casos em forte aumento no Japão também é uma preocupação, com as autoridades avaliando o estado de emergência em Osaka e Tóquio.

Índia e Japão estão entre os maiores consumidores e importadores de petróleo do mundo, segundo Eugen Weinberg, analista do Commerzbank.

O quadro da demanda nos EUA, por outro lado, parece forte, observou. Embora os dados divulgados na quarta-feira tenham mostrado um aumento nos estoques de petróleo dos EUA, a demanda por gasolina aumentou para 9,1 milhões de barris por dia – o maior desde o pico durante a temporada de verão de 2020, disse Weinberg.

Fonte: Valor Online

Related Posts