As vendas de etanol pelas unidades produtoras do Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena de abril – que marca o início da safra 2021/22 de cana-de-açúcar – totalizaram 960,75 milhões de litros, avanço de 19,53% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O aumento foi causado pelas maiores vendas ao mercado doméstico. Foram vendidos 943,48 milhões de toneladas dentro do País, 23,11% a mais do que um ano antes. Desse total, 650,50 milhões de litros foram do etanol hidratado (avanço anual de 14,67%) e 293 milhões, de anidro (alta de 47,15%). Já as exportações caíram 53,75%, para 17,53 milhões de litros.
O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, diz em comunicado que os volumes ainda são menores do que os pré-covid. “O aumento das vendas no mercado doméstico decorre da competitividade do biocombustível e do maior consumo na comparação com o volume registrado em 2020. Todavia, quando comparamos as vendas com a safra 2019/2020, quando não havia o efeito da COVID-19, ainda observamos retração no volume comercializado domesticamente, com queda de 3,28% para o etanol anidro e de 25,46% para o etanol hidratado”, afirma.
A entidade destaca ainda que a venda de etanol destinado a outras finalidades caiu 32,94% na quinzena, chegando a 36,54 milhões de litros.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
Diesel, gasolina e etanol fecham 1ª quinzena de abril em queda, aponta IPTL
Segundo o IPTL, todos os combustíveis apresentaram queda na primeira quinzena de abril. A maior queda foi registrada pelo diesel, depois que a Petrobras reduziu o preço do combustível nas suas refinarias a...
Etanol/ANP: preço cai em 12 Estados e no DF, sobe em 8 e fica estável em 6
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 12 Estados e no Distrito Federal, subiram em 8 e ficaram estáveis em 6 Estados na semana de 6 a 12 de abril. Os dados são da ANP. Nos postos pesquisados pela...