Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

ATGás: reajustes da Petrobras não valem para transportadoras

A ATGás declarou, em nota no sábado (01), que os ajustes anunciados pela Petrobras dizem respeito aos contratos com as distribuidoras de gás natural, não se aplicando às transportadoras, cujas tarifas estão vigentes desde 1º de janeiro e não serão reajustadas até o final de 2021, segundo a entidade.

“As transportadoras, mesmo não sendo parte destes acordos, têm acompanhado com interesse as tratativas entre Petrobras e distribuidoras, na expectativa de que as propostas de parte a parte cheguem a bom termo”, escreveu.

Segundo a associação, que citou a Petrobras, o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da estatal, mas também pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais. “Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, acrescentou a ATGás.

A Petrobras anunciou, em abril, o aumento de 39% (em R$/m³) no preço do gás natural vendido às distribuidoras a partir de 1º de maio. De acordo com a estatal, os preços são atualizados a cada trimestre, acompanhando o preço do petróleo e a taxa de câmbio.

Conforme publicado pelo EnergiaHoje , o MME planejava negociar com as distribuidoras uma saídapara acomodar o reajuste, mas as empresas não conseguiram chegar a um acordo com a Petrobras eirão repassar o aumento aos consumidores.

Nesta segunda-feira (3/5), a Petrobras anunciou a adoção de novos modelos contratuais de venda do gás com referência no índice Henry Hub, oferecendo uma alternativa ao modelo baseado no Brent, oque segundo a estatal oferece menor volatilidade.

 

Fonte: EnergiaHoje

Related Posts