Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Bahiagás inaugura novo Laboratório de Controle da Qualidade

No mês de abril, a Bahiagás ganhou uma ferramenta a mais para garantir a qualidade do gás natural distribuído aos clientes. Trata-se do novo Laboratório de Controle da Qualidade (LCQ), localizado na base da Companhia em Camaçari. Após um processo de adequação do espaço, iniciado desde o ano passado, o LCQ já está em funcionamento.

Com todo o investimento feito para a concretização do projeto, foram adquiridos equipamentos modernos, mobílias e bancadas, além de toda a infraestrutura necessária para a boa realização do trabalho.  Com isso, a Companhia ganhou maior independência para a realização de alguns serviços.

Antes de contar com o novo equipamento, a Bahiagás contratava o serviço de análise do gás natural em laboratórios terceirizados. Além disso, possuía alguns equipamentos e instrumentos analíticos, mas ainda faltava um local adequado para o manuseio deles e para a execução das análises físico-químicas. Agora, com o LCQ, a equipe de operações realiza diversos tipos de procedimentos, como caracterização do gás natural, análise de concentração de odorante e análise de ponto de orvalho no gás, reduzindo o custo com contratação desses serviços junto a terceiros.

O novo LCQ possibilita à Bahiagás ter, também, maior controle sobre a condição do produto oferecido aos clientes. Antes, por exemplo, as informações sobre a qualidade do gás eram adquiridas com a Petrobras. Agora, a própria Companhia faz essa análise, podendo, inclusive, no novo cenário de diversificação de fontes supridoras, verificar se o gás fornecido por um novo supridor atende aos requisitos de qualidade e às exigências legais.

De acordo com Ozaná Junior, responsável pela realização de análises no novo laboratório, “a criação do LCQ está alinhada com a missão da Bahiagás de proporcionar a satisfação do cliente, com a visão de ser referência na qualidade dos serviços prestados e com os valores, ao buscar inovação com foco no resultado”.

 

Fonte: Bahiagás / Comunicação

Related Posts