A TBG anunciou nesta segunda-feira (05) a assinatura do primeiro contrato de transporte de gás, de curto prazo, na modalidade trimestral. O acordo assinado pela operadora do Gasbol com a Petrobras entrou em vigor no último dia 01 e prevê o recebimento de 741 mil m³/dia até o dia 30/09, com entrada na Estação de Medição de Campinas – SP (EMED Gascar). Este é o maior volume contratado em uma única rodada de negociação de curto prazo até o momento, desde que esta modalidade passou a ser oferecida ao mercado.
Pioneira na oferta de produtos de transporte de gás natural em contratos de curto prazo, a TBG é responsável pela entrega de até 30 milhões de m³/dia para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, abastecendo sete distribuidoras de gás canalizado, além de termelétricas e refinarias. Até o momento, não foram fechados contratos na modalidade diária, embora a TBG tenha flexibilizado as regras para permitir a contratação com apenas 24 horas de antecedência.
Desde a abertura do mercado de transporte, a empresa vem oferecendo sua capacidade em chamadas públicas para contratação anual e em rodadas de negociação de curto prazo. No entanto, todos os contratos fechados até agora foram firmados com a Petrobras. O contrato trimestral anunciado para o período de julho a setembro foi o oitavo na modalidade de curto prazo, firmado com a petroleira em 2021.
Os sete primeiros contratos de curto prazo da TBG foram na modalidade de contratação mensal. Ao todo, a Petrobras já contratou mais de 3,3 milhões de m³/dia. Em janeiro deste ano foi contratado o transporte de 495 mil m³/dia de gás natural nas saídas MS1 e SC1 (Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), em fevereiro 430 mil m³/dia (MS1), em março 455 mil m³/dia (MS1 e SP4 – São Paulo), em abril 430 mil m³/dia (MS1) e em junho 727 mil m³/dia na entrada da EMED Gascar.
A oferta de contratos de curto prazo da TBG é realizada de forma permanente e ficará disponível durante todo o calendário de 2021. A rodada 8 de contratação de curto prazo começou nesta segunda (05), por meio do Portal de Oferta de Capacidade da transportadora.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
ANP e TBG divergem sobre solução para tarifas do Gasbol
A diretoria da ANP aprovou nesta quinta (27) uma nova solução-tampão para contratação de capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). O regulador e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil...
TBG inicia 4ª rodada de oferta para produtos de curto prazo
A TBG iniciou, nesta quarta (19), a 4ª rodada de 2025 para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos produtos de curto prazo. As ofertas para aquisição ocorrem em três etapas subsequentes, para...