Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Entrevista Augusto Salomon: A Cigás completou recentemente 10 anos de operação e os resultados são admiráveis”

Em sua edição de estreia, o Cigás Informa traz uma  entrevista exclusiva com o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, abordando diversos aspectos referentes ao mercado de gás natural, as perspectivas diante do novo cenário, com um olharc para a região Norte, o papel das  distribuidoras na cadeia do gás natural  e uma avaliação sobre os 10 anos da Cigás eseu plano de investimentos para o futuro.

 “O mercado de gás natural tem vários desafios, principalmente com o processo de desconcentração determinado pelo TCC firmado entre Cade e Petrobras, em julho de 2019, um acordo que orienta uma série de desinvestimentos e de medidas para permitir uma maior concorrência. Essa transição – do monopólio para a abertura – ainda continua sendo um desafio. O processo poderia ser mais célere, especialmente o acesso de agentes privados à infraestrutura essencial.  Mas o maior desafio é estrutural. O mercado de gás só terá plena abertura quando houver mais ofertantes de gás. Para isso, é preciso medidas mais assertivas que sinalizem uma demanda firme para receber esse gás. Novos projetos precisam de uma âncora sólida de consumo com segurança jurídica para os investimentos”.

 “As distribuidoras têm um papel importantíssimo na cadeia de gás natural. Têm a função não só de implantar redes, gerir a carga, a operação, a manutenção e o atendimento. Mas de distribuir essa fonte de energia com qualidade, eficiência e segurança. São elas que atuam na linha de frente com os clientes, que identificam as necessidades, que desenvolvem de fato o mercado com novas soluções, e soluções customizadas. E é sempre oportuno dizer que as concessionárias atuam de forma regulada. São fiscalizadas, têm metas a cumprir e atuam com transparência. O setor de distribuição precisa ser visto como o agente que realmente faz a roda do mercado girar, com compromisso efetivo com a universalização dos serviços de gás canalizado e com a segurança energética. Nos últimos 10 anos, por exemplo, a rede de gasodutos de transporte não teve expansão, ao passo que a rede gás canalizado foi duplicada em todo o País. A Cigás é uma das associadas da Abegás que vêm contribuindo para levar as vantagens do gás natural a mais clientes”.

Leia a entrevista completa

https://issuu.com/cigas-am/docs/cig_s_informa_-_edi_o_01_2021

Fonte: Cigás / Comunicação

Related Posts