Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Gerdau vai comprar gás natural no mercado livre

A Petrobras e a Gerdau assinaram contrato para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para atendimento à usina siderúrgica da companhia em Ouro Branco, na região Central de Minas.

O início do fornecimento do gás natural para a Gerdau está previsto para ocorrer no dia 1° de janeiro de 2022, após a celebração de contrato de serviço de distribuição entre a Gerdau e a companhia distribuidora local, em consonância com a evolução legal e regulatória do mercado de gás natural de Minas Gerais.

Em nota, a Petrobras informou que “esta celebração representa a primeira migração contratual de um cliente do mercado cativo para o mercado livre e é um marco no processo de abertura do mercado de gás natural”.

Este é o primeiro contrato vigente depois que a normativa entrou em vigor em 2014 em Minas Gerais. Ela trata da regulamentação da comercialização livre e as condições gerais de acesso à prestação de serviço de distribuição de gás canalizado ao consumidor livre, autoimportador e autoprodutor.

No ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) homologou o resultado de uma consulta pública e revisou as regras do mercado livre de gás. O programa “Minas Livre para Crescer” tem como objetivo reduzir os custos e aumentar a concorrência para o mercado de gás natural no Estado.

O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, explica que o acordo beneficia ambas as empresas. “O objetivo é ofertar ao consumidor novos produtos e soluções comerciais aderentes às necessidades dos clientes, garantindo confiabilidade, competitividade, flexibilidade e satisfação para ambas as empresas”, afirma.

O contrato acordado apresenta indexação de um mix que, de acordo com a Petrobras, faz parte da carteira de novos produtos lançados em 2021, que oferece aos clientes novas condições comerciais e de compras de gás, com vigências até 2025.

Perfil de atuação

A Petrobras informou ainda que o contrato confere à Gerdau segurança de suprimento e condições comerciais mais adequadas ao perfil de atuação. “Essa parceria com a Petrobras coroa a estratégia da Gerdau de buscar o desenvolvimento e suprimento do mercado de gás no Brasil. Dessa forma, entendemos que com o mercado desenvolvido, mais players seguirão na mesma direção e novas oportunidades surgirão”, disse o gerente-geral de Suprimentos da Gerdau, Vinicius Moura.

Em nota, a Petrobras e a Gerdau reforçam seus laços comerciais, além do compromisso e pioneirismo no desenvolvimento de soluções comerciais com o “objetivo de viabilização do ambiente de comercialização de gás natural aberto, competitivo, sustentável e cada vez mais desenvolvido no País”.

 

Fonte: Diário do Comércio (MG)

Related Posts