Em parceria com o Sindiceram (Sindicato das Indústrias de Cerâmica) a SCGÁS participa, na próxima semana, da 18° Edição da Feira CasaPronta, em Criciúma. O evento, destinado à construção civil, decoração e mobiliários, acontecerá entre 6 e 10 de outubro com mais de 150 empresas expositoras apresentando lançamentos e tecnologias para imóveis residenciais. Para reforçar a parceria com as empresas da região, o Sindiceram promoverá um novo evento de aproximação em prol da ampliação da oferta de Gás Natural para a Região na próxima quinta-feira (07).
O mercado de Gás Natural no Sul do Estado é composto por 73 indústrias, principalmente do segmento cerâmico, que são responsáveis por cerca de 46% de todo o consumo do insumo em Santa Catarina. A parceria da SCGÁS com o Sindicato é importante para o setor industrial do Sul, pois promoverá ações conjuntas para ampliar a oferta e aumentar a competitividade do Gás Natural para esse nicho de mercado.
A Região Sul do Estado também é expressiva no número de unidades residenciais consumidoras de Gás Natural. Atualmente, Criciúma é o maior mercado de Gás Natural residencial, com mais de 7,9 mil apartamentos conectados à rede. Até 2025, estima-se investir mais de R$ 1,7 milhões para ampliação da rede urbana nos municípios de Criciúma e Tubarão.
Ampliação do Suprimento para o Sul do Estado
A SCGÁS trabalha em conjunto com o Governo do Estado pela ampliação do suprimento de Gás Natural para a Região Sul catarinense. Recentemente, o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, esteve recentemente na Petrobras, com o Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl e outros representantes do setor, solicitando mais Gás Natural para atender, principalmente, a crescente demanda das indústrias do Sul do Estado.
Outra boa notícia para o setor são as alternativas via GNL (Gás Liquefeito de Petróleo). A construção do Terminal da Baía da Babitonga em São Francisco do Sul começou na última semana. O Terminal Gás Sul (TGS) de regaseificação terá capacidade de 15 milhões de m³/dia de GNL e a construção deve finalizar no primeiro semestre de 2022.
A SCGÁS também contratou, via Chamada Pública, suprimento adicional de 150 mil m³ de Gás Natural por dia para a Região Sul. O suprimento adicional será fornecido pelo modal GNL e injetado na rede da Distribuidora em Içara. A previsão para o início do fornecimento é março de 2022.
Fonte: SCGÁS / Comunicação
Related Posts
SCGÁS realiza operação de purga de gás natural no trecho entre as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles
A SCGÁS realizará, entre os dias 14 e 28 de junho, operações programadas de purga (despressurização controlada) de gás natural no trecho localizado entre as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles,...
SCGÁS investe R$ 3,5 milhões na expansão da rede em Lages
A SCGÁS está executando, em 2026, um conjunto de obras de ampliação da rede de gás natural em Lages (SC), com investimentos que superam R$ 3,5 milhões na construção da nova infraestrutura de distribuição...

