Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Cegás articula entrada no mercado de hidrogênio verde em eventos na Holanda

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, participou em Amsterdã (Holanda), desde a segunda-feira passada, de uma série de eventos e reuniões em que foram estabelecidos contatos, compartilhadas experiências e discutidos projetos que vão acelerar o desenvolvimento da cadeia de negócios do hidrogênio verde (H2V) no Ceará e na Holanda.

Figueirêdo integra uma delegação de autoridades cearenses, das quais fazem parte o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, a diretora comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe. Acompanharam a missão, o diretor internacional do Porto de Rotterdam, Rene Van Der Plas, e o conselheiro da Embaixada do Brasil na Holanda, Emerson Lopes.

Figueirêdo reuniu-se com René Schutte, diretor da Gasunie, maior transportadora e distribuidora de gás natural e hidrogênio da Holanda, com atuação também na Alemanha. Na ocasião, foram repassadas informações sobre a experiência da Gasunie na distribuição de hidrogênio através de gasodutos dedicados, assim como sobre a injeção de hidrogênio na rede de gás natural.

O presidente da CEGÁS ainda teve reunião com a Shell, na qual recebeu informações sobre os projetos de produção de hidrogênio verde na Alemanha e na Holanda, este na área do Porto de Rotterdam. “Na ocasião, discutimos também a possibilidade de a Shell também instalar uma unidade de produção de H2V no Ceará”, disse Figueirêdo, que também participou de encontro onde foram apresentados os planos do Porto de Rotterdam para descarbonizar suas operações por meio do H2V, incluindo a infraestrutura de distribuição de gás no Porto e a conexão ao mercado da Alemanha.

O presidente da CEGÁS ainda participou do Brazil Day no âmbito da Europort 2021, no qual a delegação do Estado do Ceará, juntamente com o Porto de Rotterdam, apresentou as oportunidades de investimentos no Estado. Segundo Figueirêdo, alguns investidores estão planejando visitar o Ceará no fim desse mês e foram convidados a visitar a Cegás. “A viagem está sendo muito produtiva na perspectiva de que a Cegás faça uso da rede existente de distribuição de gás canalizado para levar o hidrogênio verde a diversos tipos de consumidores no Estado do Ceará”, afirmou Figueirêdo.

 

Fonte: Cegás / Comunicação

Related Posts