A rede canalizada de gás natural da Sulgás já pode ser acessada de modo rápido e fácil de qualquer dispositivo móvel. Basta baixar o aplicativo Sulgás Digital nas lojas Google Play ou Apple Store, ou consultar o mapa da rede no site da empresa (www.sulgas.rs.gov.br/sulgas/mapas)). A ferramenta, que já existia no site, foi modificada para um melhor funcionamento, especialmente, em dispositivos móveis – celulares e tablets. Após o desenvolvimento de uma nova aplicação de mapas, integrada ao sistema de informação geográfica utilizado pela Companhia, o GIS, o recurso ficou mais responsivo.
“Essa nova ferramenta também é integrada ao GIS, a diferença é que ela pega a posição geográfica da conexão IP ou da localização do smartphone e, se o usuário der permissão, ela já coloca uma figura plotada no mapa, na posição em que o usuário se encontra. Além da localização da rede, a aplicação identifica onde há postos de GNV”, explica Francis Scherer, gerente de Tecnologia da Informação, área responsável pelo desenvolvimento do projeto.
A iniciativa nasceu de uma necessidade da Gerência de Logística de Operações (OPERAÇÕES) e da Gerência de Qualidade Segurança e Meio Ambiente (QSM) para auxiliar o trabalho de empresas que executam escavações nas proximidades da rede canalizada da Sulgás, visando à redução dos acidentes.
Para o gerente de Operações, Wagner Mecca, a solução desenvolvida pela TI é mais uma ação importante que contribui para a minimização de danos à rede de gás natural da Sulgás. Embora o gasoduto da Companhia seja todo sinalizado e a Companhia tenha um trabalho de conscientização junto aos interferentes, nem sempre é possível evitar a ocorrência de incidentes. Por isso, esse recurso vai reforçar ainda mais as ações de segurança. “Quem realiza a escavação terá a informação de localização da rede de gás natural de forma ágil, fácil e em tempo real”, salienta o gestor.
Opinião compartilhada com o gerente de QSM, Vancler Pinto. “Esse mapa vai facilitar o planejamento das atividades de escavação por terceiros, que poderão identificar previamente com mais precisão o nosso gasoduto, por meio do GPS no próprio celular.” Conforme ele, a ferramenta já está sendo divulgada nas apresentações, nas reuniões e nos materiais direcionados às equipes das empresas que realizam escavações.
Desde o início deste ano, a Sulgás vêm trabalhando num plano de redução de interferências nas redes de gás, que já tem alcançado resultados, com a queda de quase a metade do número de ocorrências em relação ao ano passado.
Em 2022, ocorrerão outras ações direcionadas aos profissionais que trabalham nas atividades de campo. Elas incluem a distribuição de novos materiais informativos, desenvolvimento de outras ferramentas tecnológicas e ampliação das ações diretas de comunicação com os operadores de máquina, reduzidas entre 2019 e 2020, devido à pandemia de covid-19.
Fonte: Sulgás / Comunicação
Related Posts
Sulgás lança exposição fotográfica e resgata história inédita sobre as enchentes
Durante 12 dias, a Sulgás forneceu mais de oito milhões de metros cúbicos de gás natural que garantiram a segurança energética. O Estado só não viveu um apagão porque lançou mão do gás natural em um dos...
Sulgás participa do Evento dos Síndicos
A parceria da Sulgás com a Guarida oportunizou a interação de cerca de 400 pessoas, entre síndicos, profissionais e moradores com os serviços e facilidades da companhia para este segmento de público. O...