A empresa de consultoria IHS Markit disse que a ômicron cortará apenas 100 mil barris por dia do consumo de combustível de aviação, menos de 1% de um mercado global que consome 99 milhões de barris diários.
Era para ser uma confraternização dos líderes da indústria do petróleo. Em vez disso, o Congresso Mundial do Petróleo que ocorre em Houston nesta semana está servindo como um lembrete de que o setor continua cercado de incertezas por causa da pandemia.
A variante ômicron derrubou em cerca de 14% os preços do petróleo nas últimas semanas e voltou a colocar em dúvida as viagens internacionais. Os receios de que a covid-19, mais uma vez, paralise a economia global estão minando o clima do importante evento da indústria, que foi planejado para incluir os principais executivos da Exxon Mobil, Chevron e BP, bem como a secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A variante dissuadiu alguns participantes da cúpula, incluindo o executivo-chefe da BP, Bernard Looney. O ministro de recursos naturais do Canadá, Jonathan Wilkinson, também desistiu do evento, fato que uma porta-voz atribuiu a um conflito de agenda.
Na última sexta-feira (3), o ministro da Energia do Catar, Saad Sherida al-Kaabi, também presidente-executivo da QatarEnergy, não estava mais listado como participante da sessão de terça-feira (7). A QatarEnergy não respondeu a um pedido de comentário.
Representantes do 23º Congresso Mundial do Petróleo, uma das maiores conferências do setor de energia, disseram que não era incomum que os palestrantes desistissem no último minuto e que não havia planos para alterar o formato do evento.
“Estamos genuinamente decepcionados com a ausência de Looney”, disse um porta-voz da conferência. “O Congresso foi projetado para intercâmbios instigantes e uma exposição interativa que é mais bem conduzida pessoalmente.”
A BP disse que David Lawler, o chefe da empresa nos Estados Unidos, falará no lugar de Looney. Os painéis do evento nesta segunda-feira (6) incluíram o executivo chefe da Exxon, Darren Woods, da Chevron, Mike Wirth, e da Saudi Aramco, Amin Nasser. O evento, que vai até quinta-feira (9), foi realizado pela última vez em Houston na década de 1980.
Apenas algumas semanas atrás, alguns observadores do mercado previram que os preços do petróleo poderiam chegar, em breve, a US$ 100 o barril pela primeira vez em sete anos, devido ao fortalecimento da recuperação da demanda e ao crescimento lento na oferta de petróleo.
Os cientistas ainda não têm certeza sobre os riscos à saúde apresentados pela ômicron, e as projeções variam muito sobre como a nova cepa afetará a demanda global de petróleo. A empresa de consultoria IHS Markit disse que a ômicron cortará apenas 100 mil barris por dia do consumo de combustível de aviação, menos de 1% de um mercado global que consome cerca de 99 milhões de barris diários.
A Rystad Energy, outra consultoria, disse que o mercado pode perder até 2,9 milhões de barris por dia de demanda no primeiro trimestre, em um cenário que inclui a possibilidade de fechamentos.
“Rezo para que não tenhamos que aturar isso”, disse Kevin Foxx, executivo-chefe da Barcas, operadora de oleodutos e de armazenamento de petróleo com sede em Houston, referindo-se às paralisações que dizimaram a demanda de petróleo no ano passado.
A menos que os preços do petróleo caiam abaixo de US$ 50 o barril, os produtores de “shale gas” dos EUA não devem se desviar dos planos de aumentar os gastos de capital no próximo ano em cerca de 15% a 20% cumulativamente, disseram analistas.
Em 2021, os gastos de capital dos produtores de petróleo nos EUA foram os menores desde 2004, de acordo com o banco de investimento Evercore ISI, o que significa que os gastos do próximo ano, mesmo com o aumento esperado, ainda estarão muito abaixo dos níveis pré-pandêmicos.
Linhua Guan, executivo-chefe da produtora de petróleo de capital fechado Surge Energy, disse que a nova variante provavelmente fará com que muitas empresas reconsiderem o envio de mais plataformas de perfuração para os campos de petróleo no próximo ano. Ele observou que sua empresa não pretende alterar planos de investimento, que são mais conservadores do que nos anos anteriores.
Fonte: Valor Econômico
Related Posts
Petróleo cai com realização de lucros e mercado de olho na posse de Trump, mas sobe na semana
Os preços do petróleo chegaram a abrir em alta nessa sexta (17), em linha com os fortes ganhos da quinta (16), mas inverteram o sinal e fecharam em queda, à medida que o mercado realiza lucros e se...
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...