Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Abegás completa 32 anos de fundação

Associação, que representa as distribuidoras de gás canalizado em todo, tem atuação
marcada pelo desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil

Fundada em 1990, a Abegás chega aos 32 anos de atividade – a fundação da entidade aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1990.

“A trajetória da entidade tem estreita relação com a própria história do desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil, afirma o presidente do Conselho de Administração da Abegás, Hugo Figuerêdo.

Segundo ele, a Abegás tem sido um polo agregador das companhias distribuidoras de gás canalizado do Brasil. “A associação vem cumprindo um papel importante nesse momento de transição do mercado, não só acompanhando a tramitação de projetos de lei, ações judiciais e diversos instrumentos regulatórios em âmbito federal e estadual, mas também orientando as distribuidoras associadas na tomada de suas decisões”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Abegás.

“Nosso maior objetivo, hoje, é fazer com que o Novo Mercado de Gás cumpra seu principal objetivo, estimulando mais agentes a ofertar a molécula de gás no citygate. Só com um número maior de ofertantes haverá competição e a possibilidade de um gás mais competitivo. Sem concorrência não há plenas condições de um mercado mais aberto”, acrescenta Figuerêdo.

Para o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, a associação tem um trabalho propositivo e de diálogo com governos, autarquias, agências reguladoras, parlamentares, associações e outros agentes do setor e da sociedade civil. “Apresentamos nossas ideias e formulamos programas sempre com o foco de estabelecer um crescimento sustentável para o mercado de gás, gerando renda, empregos e aumento de arrecadação”, diz Salomon.

“É por isso que defendemos de forma obstinada uma série de políticas que ampliem a oferta de gás natural no país a preços competitivos, principalmente com o foco de incentivar o crescimento da infraestrutura essencial para escoar, transportar e distribuir a produção nacional, reduzindo os imensos níveis de reinjeção”, completa o presidente executivo da Abegás.

Associados

A Abegás conta com associados efetivos em todas as cinco regiões do País. No Centro-Oeste está a MSGás (Companhia de Gás do Estado do Mato Grosso do Sul). No Nordeste estão oito associadas: a Algás (Gás de Alagoas), a Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia), a Cegás (Companhia de Gás do Ceará), a Copergás (Companhia Pernambucana de Gás), a Gasmar (Companhia Maranhense de Gás), a PBGás (Companhia Paraibana de Gás), a Potigás (Companhia Potiguar de Gás). No Norte, Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) e a Companhia de Gás do Pará.

No Sudeste, a ES Gás (Espírito Santo), a Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), a GasBrasiliano, a Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) e a Naturgu (Rio de Janeiro e São Paulo Sul). No Sul, a Compagas (Companhia Paranaense de Gás), a SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina) e a Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul).

Entre os associados da categoria Participantes estão a Compass Gás & Energia, GasPetro, Mitsui Gás e Energia do Brasil e Termogás. Já na categoria Colaboradoresestão Evonik Brasil, Picarro e Vibra Energia.

 

Fonte: Abegás / Comunicação

Related Posts