A demanda por energia elétrica no Brasil em janeiro de 2022 foi de 66.751 MWm, queda de 0,7% em relação a igual mês no ano passado, segundo dados do boletim quinzenal da Câmara de CCEE. De acordo com a CCEE, a redução reflete a queda no consumo do mercado regulado, composto pelos consumidores de baixa tensão, que são supridos pelas distribuidoras de energia.
O segmento, que responde pela maior parte do consumo de eletricidade no país, teve uma demanda de 44.228 MWm no mês, redução de 3,2% na comparação anual.
No mercado livre, no qual grandes indústrias e comércios podem escolher os supridores de energia, houve um consumo de 22.522 MWm, aumento de 4,7% no consumo em relação a janeiro de 2021. Se desconsiderados os consumidores que migraram do mercado regulado para o livre nos 12 meses anteriores, a redução na demanda do ambiente regulado teria sido menor em janeiro, de 1,4%, enquanto no ambiente livre o aumento no consumo teria sido de 0,8%.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Brava Energia de olho no mercado de GNL e elétrico
O Cade publicou o edital que prevê a aquisição, pela Brava Energia, de duas empresas da Edge, que faz parte do Grupo Cosan. Se a operação for aprovada, a Brava terá os direitos para implementar dois...
EPE: Consumo de eletricidade cai 0,8% em set25, ante set/24; classe industrial recua 1,5%
O consumo de eletricidade no Brasil ficou em 46.063 GWh em setembro, o que corresponde a um recuo de 0,8% na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se da quinta queda anual registrada em 2025...

