A disparada do preço do petróleo no mercado internacional aumentou a defasagem do preço.da gasolina e do diesel vendido pela Petrobras no mercado interno, inviabilizando importações. A defasagem média do diesel está em 8%, e da gasolina em 11%.
Já no porto de Aratu, na Bahia, Estado onde está localizada a Refinaria de Mataripe (ex-Rlam), primeira unidade vendida pela Petrobras dentro do seu plano de desinvestimentos, a defasagem da gasolina em relação aos preços internacionais é de 4% e do diesel, de 3%. A oferta apertada de petróleo no mercado também está contribuindo para a alta dos preços externos, que a cada dia são mais afetados também pelo conflito Rússia/Ucrânia. Com o agravamento da crise, o petróleo saltou nesta terça-feira para mais de US$ 97 o barril nos contratos de abril.
O óleo diesel está há 42 dias sem reajuste no mercado brasileiro, quando foi elevado em 8,1%. Dependendo do porto de operação, a defasagem do diesel varia entre R$ 0,36 e R$ 0,13 por litro, com média nacional de R$ 0,31/l.A gasolina também está há 42 dias sem reajuste, após aumento linear de 4,9% em todos os mercados. Para equiparar aos preços internacionais, a Petrobras teria que elevar o preço, em média, em R$ 0,40 por litro. Segundo a Abicom, a defasagem da gasolina varia entre R$ 0,48 e R$ 0,16, dependendo do porto.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
Petrobras: produções de gasolina e diesel S-10 em 2024 superam recordes históricos
A Petrobras informou que as produções de gasolina e de diesel S-10 da companhia superaram, em 2024, recordes históricos de anos anteriores. O volume total de gasolina produzida chegou a 24,4 bilhões de...
Etanol x gasolina: abastecer com álcool é vantajoso em 18 estados no Brasil
Na disputa entre etanol a gasolina, o biocombustível começou 2025 seguindo na frente como o mais vantajoso. É isso o que diz um levantamento feito pela empresa Ticket Log obtido com exclusividade pelo UOL...