Entre os dias 20 e 24 de abril, o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recebeu o Festival Internacional de Cinema Finisterra Film Art & Tourism Brasil Afrobarroco. A Bahiagás patrocina o festival que tem entre os filmes inscritos produções de São Félix, Itaparica, Cairu, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Valença e Saubara.
O evento reúne profissionais especializados nos segmentos de cinema e turismo de países como Grécia, Estados Unidos e Portugal. Os filmes exibidos passam por um júri internacional que premia por categorias. Além disso, visitas guiadas prometem dar visibilidade aos vários lugares turísticos da região que podem servir de cenários de filmes e documentários futuros. Haverá ainda apresentação de diversos grupos e tradições culturais ao longo do trajeto e, no último dia, o Cortejo Afrobarroco.
O festival de caráter multicultural tem por objetivo inserir o Recôncavo no roteiro internacional para produções cinematográficas e audiovisuais, fortalecer a economia e a cultura locais e o desenvolvimento do turismo no Estado.
A Coordenação Executiva do Festival Finisterra Film Art & Tourism Brasil Afrobarroco é composta pelo cineasta português e diretor da Arrábida Film Comission – Carlos Sargedas; pelo provedor da Santa Casa de Cachoeira e cineclubista – Lu Cachoeira; pelo Consultor Turístico/Cultural – Davi Rodrigues, pela Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB) – a jornalista Vanessa Dantas; o Coordenador Executivo da FHB – museólogo Jomar Lima; a Assessora de Comunicação – Liz Senna e o cineclubista – Juca Fonseca.
Fonte: Bahiagás / Comunicação