Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

TAG e Celse assinam contrato de interligação entre malha de gás e terminal de GNL

A Transportadora Associada de Gás (TAG) vai conectar o terminal de gás natural liquefeito (GNL) da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) à sua rede de transporte de gás. A Celse, dona da termelétrica Porto do Sergipe, e a TAG assinaram hoje contrato de conexão para acesso à interligação, informaram as duas empresas em comunicado.

O acordo assinado estabelece que a TAG seja responsável pela implementação de um gasoduto de aproximadamente 25 quilômetros de extensão e da respectiva infraestrutura de acesso, que conectará o terminal de GNL à rede de dutos da empresa. A Celse será responsável pelo pagamento de uma tarifa de conexão, por um prazo de 30 anos, para remunerar os investimentos que serão feitos pela TAG no empreendimento.

O investimento previsto no empreendimento é da ordem de R$ 300 milhões. “A partir de meados de 2024, quando o gasoduto de interconexão estiver em plena operação comercial, diferentes novos negócios em gás e energia serão possibilitados pela Celse ao mercado nacional”, disse a geradora.

“Esse contrato representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, materializado pelos princípios da Nova Lei do Gás”, salientou a TAG.

Na semana passada, a Eneva anunciou a aquisição da Celse junto à New Fortress Energy (NFE) e à Ebrasil Energia por R$ 6,1 bilhões, num negócio que envolve a térmica Porto do Sergipe, de 1,6 GW, e projetos de expansão que somam 3,2 GW. Na ocasião, a Eneva considerou que a aquisição seria “um passo fundamental” para a empresa ter sua primeira infraestrutura de hub de gás.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts