Controlada pelo grupo J&F, a Âmbar Energia vai inaugurar neste mês um conjunto de quatro novas usinas termelétricas a gás natural, em Cuiabá. O investimento total é de R$ 900 milhões.
As quatro unidades totalizam 326 megawatts de potência e estão sendo concluídas ao lado da Usina Termelétrica Mário Covas, que já pertence à Âmbar.
Com a expansão, o parque em Cuiabá passa a ser o maior da Âmbar e um dos maiores do país em capacidade de geração de energia a gás natural, com um total de 855 MW.
Um gasoduto próprio com 645 quilômetros liga o complexo diretamente às reservas da Bolívia, maior fornecedor de gás do Brasil.
As novas usinas foram construídas para atender ao leilão emergencial de 2021, que previu a contratação de energia na modalidade reserva, com o objetivo de ampliar a segurança de abastecimento no Sistema Interligado Nacional.
O período de suprimento dos contratos vai de 2022 até dezembro de 2025.
Fonte: Veja / blog Radar
Related Posts
Saturno recebe aval da ANP para importar gás da Argentina e Bolívia
A Saturno Gás, comercializadora de gás natural, obteve autorização da ANP para importar até 5 milhões de m3/dia da Argentina e da Bolívia. O aval prevê a entrega em Corumbá (MS), Cáceres (MT) e Uruguaiana...
Obstáculos e soluções do gás de Vaca Muerta na rota para o Brasil
A Gás Bridge Comercializadora, subsidiária integral da Pluspetrol – uma das maiores petroleiras privadas da América Latina, com produção perto de 500 mil boe/dia e presença ativa na Argentina, Peru e...

