A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, inaugurou oficialmente, no último dia 12 de setembro, o novo espaço físico em Campinas (SP). Chamado de Centro Operacional do Interior (COI), o local é a sede da Plugue, plataforma de Inovação da Companhia, e conta com um “espaço maker”, em parceria com a startup Drone Power, que será dedicado à inovação, criação e prototipação de novos projetos e soluções da Comgás. O espaço também expõe todas as iniciativas e projetos já em andamento na área de Inovação e servirá de hub para a empresa fazer parcerias com startups e universidades da região. Campinas foi escolhida por ser o maior polo tecnológico da América Latina.
O local também abriga o Centro de Controle Operacional (CCO) da Comgás, que integra e reúne, em um mesmo espaço, a sala de despacho dos serviços de campo, o gerenciamento de emergências e a sala de controle, com ganhos de gestão operacional, segurança e eficiência. Toda a rede de gasoduto da Comgás (mais de 20 mil quilômetros) é monitorada 24 horas pelo CCO, que trabalha com ação imediata em caso de vazamentos e incidentes.
“A cidade é uma referência em centros de pesquisa, tecnologia e inovação, seja por conta das universidades, seja pela forte presença de startups. É fundamental a Comgás estar próxima desse ecossistema para desenvolver novas tecnologias e soluções que ofereçam mais energia com menos emissões e, assim, seguir desenvolvendo a infraestrutura de gás encanado do país”, destaca Cristiano Barbieri, diretor de Tecnologia, Inovação e Cliente da Comgás.
O escritório da Comgás já existia na cidade do Interior e era utilizado pelas áreas de vendas, emergência e construção na região. Mas a inauguração feita em setembro transferiu da cidade de São Paulo as áreas de tecnologia, núcleo de inovação aberta, relacionamento com cliente, suporte CIG (Centro Industrializado de Gestão), faturamento, arrecadação e pessoas e cultura.
O novo espaço conta com 2.324 metros quadrados, e passou por uma reforma para receber os novos colaboradores. Para que a mudança fosse possível, a Comgás investiu em um “up tecnológico” que permitisse uma experiência híbrida satisfatória, com a instalação de telas touch, Wi-Fi 6, flipcharts digitais, além de uma modernização total dos espaços colaborativos, climatizadores e gerador a gás natural.
Fonte: ABC do ABC
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