A Nova Transportadora do Sudeste (NTS) informa que assinou Memorando de Entendimentos com a Gás Natural Açu para dar início à elaboração dos estudos de viabilidade para a construção de um novo gasoduto conectando o Porto do Açu à malha da NTS, o Gasoduto de Integração Norte Fluminense (GASINF).
Em comunicado ao mercado, a empresa afirma que o projeto do GASINF consiste na construção de gasoduto com 105 Km de extensão, interligando o Parque Termelétrico a Gás Natural da GNA, no Porto do Açu, região norte do Estado do Rio de Janeiro, à malha de transporte da NTS, no Terminal de Cabiúnas, em Macaé.
O novo gasoduto será bidirecional e está sendo projetado para receber gás natural de uma FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) e movimentar até 16 MMm³/d. A implementação do GASINF contribuirá para viabilizar o desenvolvimento de polo industrial na região norte do Estado, principalmente no Porto do Açu, assegurando o acesso ao gás do pré-sal, além de atrair novos investimentos e gerar empregos para a região.
O projeto está sujeito à aprovação pelos órgãos da administração da companhia, bem como pelos órgãos governamentais competentes, incluindo a ANP.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado